
O Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, acolheu ontem, 21 de março, a exposição coletiva “És Cabo Verde Novo Independente”, que reuniu artistas plásticos de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal. O evento, que decorreu entre as 17 e as 19horas, prestou uma homenagem especial aos heróis nacionais, em particular à grande heroína Titina Silá e às mulheres cabo-verdianas pelo seu papel crucial na economia, cultura e educação do país.
De acordo com o CCCV, a exposição celebrou os 50 anos da independência de Cabo Verde, evocando a história e projetando um futuro de autonomia e identidade cultural fortalecida com criações d Bangé Yhodhy, Hélder Cardoso, Irley Barbosa, Pedro Amaral, Sidney Cerqueira e Tutu Sousa.
Bangé Yhodhy, originária da Guiné-Bissau e atualmente residente nos Países Baixos, apresentou um trabalho que “mistura influências africanas e europeias em composições vibrantes e emotivas”. Hélder Cardoso, artista cabo-verdiano, retratou, através das suas obras, a identidade e a cultura do arquipélago. Irley Barbosa, guineense residente na Costa do Marfim, destacou-se pelo seu estilo figurativo e abstrato, que alia pintura a materiais reciclados.
Pedro Amaral, artista português, exibiu um percurso diversificado na ilustração e na pintura, com obras que transitam entre a arte pop e o fotorrealismo. Sidney Cerqueira, luso-guineense, apresentou telas carregadas de cor e expressividade, abordando temas sociais e promovendo projetos comunitários através da arte. Já Tutu Sousa, cabo-verdiano, utilizou traços marcantes e simbolismo profundo para enaltecer a história e as tradições do seu país.
Fonte: Inforpress
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.