
A zona de Palha Verde, na ilha do Sal, já tem um jardim de infância. A inauguração aconteceu nesta segunda-feira, 22. A nova infraestrutura, construída pela Câmara Municipal do Sal, em parceria com a ONG Cabo Verde Esperança e Desenvolvimento (CVED), com sede no Luxemburgo, representa um avanço significativo na consolidação da rede de apoio à infância salense.
A inauguração do Jardim Morabeza foi celebrada num ambiente de festa e emoção, refletindo o sentimento de conquista de toda a comunidade de Palha Verde. Para os residentes, a nova infraestrutura representa muito mais do que um simples espaço educativo.
Durante a cerimónia de abertura deste novo jardim de infância, chamado Morabeza , o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, destacou a importância estruturante do novo espaço para a comunidade local: “Hoje é um dia muito importante para a infância na ilha do Sal. Estamos a inaugurar este grande jardim e espaço multiuso no quadro da política de inclusão.”
O autarca salense aproveitou a ocasião para anunciar a inauguração da primeira fase do centro infantil de Santa Maria, no dia 2 de outubro próximo, garantindo que “com estas duas obras, praticamente nenhuma criança de Palha Verde e Santa Maria ficará fora do pré-escolar.” Júlio Lopes sublinhou que a prioridade da autarquia continua a ser a expansão contínua da rede pré-escolar, daí que estão em curso projetos em Ribeira Funda, Chã Matias, Alto Santa Cruz e Hortelã.
A estratégia municipal baseia-se em parcerias diversificadas, diz Júlio Lopes: “Trabalhamos com jardins privados, ONGs, igrejas e parceiros internacionais. O Jardim Morabeza é fruto de uma grande parceria com a Associação do Luxemburgo, através da presidente Alcinda Costa. Estamos a cumprir com factos”.
O jardim funcionará das 8 às 17 horas, contando com uma equipa de monitoras qualificadas, incluindo duas moradoras de Palha Verde e uma responsável formada na área da educação, que garantirão “um ambiente seguro, acolhedor e educativo”, diz a vereadora Maria João, responsável pelo setor da Educação, que também detalha a funcionalidade do Jardim Morabeza: “Este espaço acolherá crianças desde os quatro meses até aos seis anos, mas também alunos do primeiro ao décimo segundo ano, em regime de apoio pós-escolar”.
Em representação da CVED, a presidente Alcinda Lopes destacou o simbolismo da data, que coincide com os 20 anos de existência da associação: “É com grande alegria que inauguramos o Jardim Morabeza, cofinanciado pela CVED e pelo Ministério da Cooperação de Luxemburgo.” A dirigente da ONG revelou que o projeto do jardim de infância de Palha Verde foi impulsionado pelo casal Lucien e Colette Schumacher, com o objetivo de “criar mais jardins e escolas pré-escolares na ilha do Sal”.
Alcinda Lopes ainda agradeceu à Câmara Municipal do Sal pela parceria e à população de Palha Verde pela confiança, enfatizando que “este espaço é de todos, e só com o envolvimento da comunidade poderá cumprir o seu propósito”.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.