Quinta-feira, 04 Setembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Câmara de São Vicente aprova pacote de isenções fiscais

A Câmara Municipal de São Vicente aprovou ontem, 29, um novo pacote de medidas administrativas para apoiar as famílias são-vicentinas afetadas pelas chuvas torrenciais de 11 de agosto, que inclui o perdão de dívidas nos mercados municipais e múltiplas isenções fiscais válidas por um ano. Estas informações foram avançadas pela autarquia, durante uma conferencia de imprensa.  

SALWEB.cv

O pacote de medidas aprovado contempla sete pontos principais de alívio fiscal e administrativo. A autarquia perdoará todas as dívidas das rendas nos mercados municipais e na Praça Estrela, e vai conceder ainda a isenção de pagamento de taxas por um ano. Todos os comerciantes da ilha ficam isentos do pagamento da taxa de lixo durante o mesmo período.

A câmara estende também a isenção do imposto de circulação aos veículos de transporte público, incluindo táxis, hiaces, juvitas, autocarros e camiões de carga. As licenças comerciais e de construção e renovação ficam igualmente isentas de pagamento por um ano, assim como as bancas da Praça Estrela e dos mercados municipais.

As famílias que perderam entes queridos recebem 20 mil escudos, as desalojadas beneficiam de 15 mil escudos e as evacuadas de 10 mil escudos.

Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, agradeceu publicamente à população são-vicentina, empresas, bancos, instituições nacionais e internacionais, e à diáspora cabo-verdiana pela solidariedade demonstrada. A autarquia destacou ainda o trabalho dos seus funcionários, que têm trabalhado diariamente, incluindo fins de semana e feriados, para repor a normalidade na ilha.

Segundo a câmara, estas medidas representam “um esforço conjunto e responsável para que São Vicente retome o seu ritmo de vida o mais rápido possível”, após os estragos provocados pelas chuvas torrenciais que atingiram a ilha.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua