Quinta-feira, 11 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Cabo Verde revê estratégias para pandemias respiratórias

O Ministério da Saúde iniciou esta segunda-feira, 8, na cidade da Praia, um workshop para definir o novo Plano de Preparação e Resposta a pandemias causadas por agentes patogénicos respiratórios, incluindo a gripe. A formação, que decorre até 12 de dezembro (sexta-feira), reúne técnicos de várias áreas para atualizar procedimentos e reforçar a capacidade nacional de atuação face a eventuais emergências sanitárias.

SALWEB.cv

O encontro, promovido pela Direção Nacional da Saúde com apoio técnico da OMS-AFRO, pretende alinhar estratégias após as lições deixadas pela pandemia de Covid-19, para garantir que o país disponha de um plano funcional, rápido e operacional em caso de novos surtos.

Os participantes estão a analisar medidas ligadas à vigilância epidemiológica, capacidade laboratorial, gestão clínica de doentes, vacinação, comunicação de risco, envolvimento comunitário, combate à infodemia, governança e financiamento. O objetivo é assegurar que todos os setores envolvidos em resposta a emergências trabalhem com critérios atualizados e articulados, conforme avançou o Ministério da Saúde.

A sessão de abertura foi conduzida pela Diretora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, e pela representante da OMS em Cabo Verde, Ann Lindstrand, que destacaram a importância de uma preparação contínua, num contexto em que todos os países africanos permanecem expostos a doenças com potencial pandémico.

A especialização decorre durante cinco dias e deverá resultar na atualização do plano nacional, a ser aplicado em situações envolvendo vírus respiratórios de rápida disseminação, como os da gripe.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×