
Cabo Verde recebeu oficialmente, esta terça-feira, 4, duas embarcações semirrígidas destinadas a reforçar a capacidade operacional da Guarda Costeira do país. As embarcações foram atribuídas no âmbito do Projeto Support to West Africa Integrated Maritime Security (SWAIMS), financiado pela União Europeia e coordenado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Com lotação para 18 pessoas e autonomia de até 200 milhas náuticas, estas embarcações estão preparadas para atuar em condições de mar adversas, garantindo maior alcance e eficiência nas missões. O sistema completo de comunicações e ajudas à navegação assegura a fiabilidade das operações, permitindo a realização de ações de projeção de forças, intervenções rápidas e missões em zonas de difícil acesso.
As embarcações foram especialmente fabricadas para responder a diversas necessidades operacionais, desde missões de busca e salvamento marítimo até operações de abordagem de navios em alto mar, contando com tripulações capacitadas para assegurar manutenção eficaz e operação segura.
Durante a cerimónia de receção oficial, a ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, destacou a importância desta aquisição e sublinhou que as embarcações representam “não apenas um reforço da nossa capacidade operacional, mas também um símbolo a nível da cooperação regional e internacional em prol da segurança marítima no Golfo da Guiné”.
“Com a receção oficial destas embarcações, damos mais um passo significativo no reforço da nossa segurança marítima”, diz Janine Lélis, que contextualizou a receção das embarcações no cenário atual de ameaças marítimas: “Estamos a viver em tempos de muitos desafios no domínio da segurança marítima, que são cada vez mais complexos, como a pirataria, o tráfico ilícito, a pesca ilegal e outras ameaças transnacionais, exigindo uma resposta coordenada, firme e sustentada”.
Sobre o projeto SWAIMS
Segundo a Ministra, o projeto SWAIMS, financiado pela União Europeia e coordenado pela CPLP, “é uma resposta exemplar para se fazer frente a esses desafios, e também um testemunho claro de que juntos somos mais fortes, na missão de garantir a segurança marítima que é um desafio comum”.
A receção das embarcações insere-se no contexto mais amplo das reformas projetadas pelo Governo no seio das Forças Armadas, particularmente no ramo da Guarda Costeira. “Trata-se de mais meios para servir a nação”, reforçou Janine Lélis, destacando que esta é mais uma etapa alcançada no processo de modernização e capacitação das forças de segurança marítima cabo-verdianas.
O projeto SWAIMS representa um exemplo concreto da cooperação internacional na área da segurança marítima, unindo esforços da União Europeia, da CPLP e dos países da África Ocidental para enfrentar ameaças comuns.













































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.