
A Seleção Nacional Feminina de Futebol entra em campo hoje, 25, às 15h00, no Estádio Nacional, para defrontar o Mali na primeira mão da segunda eliminatória de qualificação para o CAN Feminino 2026. Em jogo está a possibilidade de Cabo Verde fazer história e alcançar, pela primeira vez, a fase final da Copa Africana das Nações de futebol feminino, que terá lugar em Marrocos.
A equipa comandada por Silvéria Nédio chega a esta fase depois de eliminar a Guiné-Conacri na primeira eliminatória, com um empate fora (2-2) e uma vitória convincente por 4-1 na cidade da Praia. Agora, são dois jogos e um só objetivo: alcançar a qualificação histórica para o CAN Feminino.
Uma vitória em casa hoje colocaria as Tubarões Azuis numa posição de vantagem para o jogo da segunda mão, marcado para 28 de outubro, em Bamako. Jogar sem a pressão de perseguir um resultado e com uma vantagem conquistada no Estádio Nacional seria o cenário ideal para as cabo-verdianas enfrentarem o Mali, no seu próprio território.
No último treino realizado ontem, a atmosfera era de confiança e determinação. A treinadora Silvéria Nédio foi clara: “Queremos fazer história”. A capitã Ivânia Moreira reforçou o espírito de equipa: “Estamos unidas e isso será bom para o jogo e dentro do campo daremos o máximo”. Já Romina do Rosário destacou o apoio recebido: “O apoio dos cabo-verdianos tem sido enorme”.
Para muitas das atletas, este é o momento mais importante das suas carreiras. Cabo Verde nunca conseguiu deixar marca no futebol feminino continental, mas o crescimento visível nos últimos anos e a aumentada competitividade da seleção nacional aproximaram o sonho da realidade.
Uma vitória esta tarde deixaria Cabo Verde a um passo de garantir uma vaga histórica no CAN Feminino 2026, que se realizará em Marrocos, representando a primeira participação de sempre na competição. O estádio precisa estar cheio, a energia positiva precisa fluir das bancadas para o relvado.












































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.