Terça-feira, 11 Novembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Cabo Verde no Web Summit 2025 com delegação recorde: 100 jovens e 25 startups

A Web Summit 2025 arrancou ontem, 10, em Lisboa, reunindo mais de 70 mil participantes e 900 oradores num dos maiores eventos tecnológicos do mundo, onde a inteligência artificial volta a ser o tema central. Cabo Verde marca presença na cimeira com a sua maior delegação de sempre, composta por mais de 100 jovens empreendedores e 25 startups residentes e da Diáspora, que irão apresentar ideias e soluções inovadoras durante o evento que decorre até 13 de novembro.

SALWEB.cv

Da lista das 25 startups participantes constam os seguintes nomes: Part Karu, Candidocs, Fidelize, She Tech, Visit Morabeza, Blue Haven, Nikko Pay, Djonsa, OkiPay, Nha Farma, Raffin, Mazoneat, Artista, AtlanticSys-Gestão Empresarial, Diaspora, Prendi, Cabo Pay, Findata, NôStay, Windcredible, Comu-Digital Hub, Morabex, CV Amor, Oficina Digital e Shiny Tap.

As startups e jovens empreendedores presentes representam o ecossistema tecnológico que está a florescer no país, posicionando o arquipélago como um exemplo de transformação digital em África. Para assinalar a presença da maior delegação cabo-verdiana de sempre na Web Summit, o Governo de Cabo Verde promove hje, 11 de novembro, entre as 17h e as 20h, o SiKaBaDu Summit, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa.

O evento será um espaço de encontro entre a diáspora cabo-verdiana e o ecossistema tecnológico nacional, reunindo empreendedores, investidores e agentes da inovação num momento de partilha e conexão com as origens. Durante o encontro, o Centro Cultural transforma-se num epicentro de ideias, talento e oportunidades, apresentando startups, projetos tecnológicos e casos de sucesso que posicionam Cabo Verde no mapa tecnológico africano. Haverá também troca de sinergias entre talentos da diáspora e o ecossistema tech nacional.

“SiKaBaDu não é um evento. É uma construção coletiva”, refere a organização, convidando a comunidade a fazer parte desta iniciativa. O encontro faz parte da iniciativa GoGlobal, integrada no programa Global Gateway da União Europeia, e conta com o apoio de instituições como a ProEmpresa, o TechPark Cabo Verde, o Banco de Cabo Verde, a ARME, a UniCV, a RTC e parceiros internacionais, incluindo o Luxembourg Aid & Development.

A participação cabo-verdiana na Web Summit 2025 insere-se no âmbito do programa Go Global, implementado pelo Ministério da Economia Digital e pela Pró Empresa, através do programa Cabo Verde Digital. A missão é liderada pelo Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua