Segunda-feira, 20 Outubro 2025

Freskinhe Freskinhe

Cabo Verde na boca do mundo

Várias redações estrangeiras repercutiram a vitória histórica de Cabo Verde por 3-0 sobre Essuatíni, que garantiu ao país a sua primeira classificação direta para a Copa do Mundo de 2026. As matérias destacam tanto o resultado do jogo quanto o contexto de superação, a evolução da seleção e a dimensão simbólica para uma nação pequena.

SALWEB.cv

Além dos media que enviaram os seus jornalistas para a cidade da Praia para fazer a cobertura do jogo histórico, entre os quais, Marca, de Espanha, SportTV e Jornal Record, ambos de Portugal), vários outros meios de comunicação social estrangeiros relatam hoje a qualificação inédita de Cabo Verde para um mundial. Destacámos alguns aqui.

O jornal alemão Bild colocou como manchete: Sensação histórica de qualificação! País com 530 mil habitantes participa da Copa do Mundo pela primeira vez” (https://www.bild.de/sport/fussball/kap-verde-qualfiziert-sich-sensationell-fuer-die-fussball-wm-2026-68ed3df50a0257c8ba8962fc?utm_source=chatgpt.com), frisando que “dificilmente alguém esperaria isso antes do início das eliminatórias africanas!”. “Isso é uma sensação absoluta!”, diz ainda o periódico alemão, que também divulgou uma notícia em vídeo e outra em áudio.

The Guardian, do Reino Unido), fez uma reportagem com título “Cape Verde seal historic debut place at World Cup 2026 …”, que enfatiza a classificação inédita, os autores dos gols e compara a população de Cabo Verde com a de outras nações já qualificadas (https://www.theguardian.com/football/2025/oct/13/cape-verde-book-world-cup-2026-place-eswatini-cameroon).

 Já a NBC Sports, dos EUA, publicou uma notícia cujo foco é “Cape Verde qualify for first ever World Cup with 3-0 win over Eswatini”, destacando os seres humanos por trás do feito, os jogadores e a campanha das eliminatórias (https://www.nbcsports.com/soccer/news/cape-verde-qualify-for-first-ever-world-cup-with-3-0-win-over-eswatini).

O The Boston Globe (EUA), por sua vez, descreveu os golos, o público em Cabo Verde e a importância histórica do feito, numa reporgtagem intitulada “Cape Verde to play in the World Cup for the first time after beating Eswatini”.

The Irish Times, da Irlanda, onde nasceu o defesa cabo-verdiano “Pico Lopes’, escreve: Cape Verde seal historic debut place at World Cup 2026” (https://www.irishtimes.com/sport/soccer/2025/10/13/pico-lopes-cape-verde-seal-historic-debut-place-at-world-cup-2026/).

A FOX Sports (internacional/EUA) também fez cobertura destacando, pelo ângulo do Associated Press, a vitória decisiva, os gols e o contexto do torneio: https://www.foxsports.com/stories/soccer/cape-verde-qualify-world-cup-second-smallest-country-tournament-history

 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua