
Cabo Verde vai estar representado na Feira Internacional de Turismo (FITUR), que decorre a partir de hoje, 21 a 25 de janeiro, em Madrid, com uma delegação chefiada pelo ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira.
Durante a feira, organizada pela IFEMA, o governante tem na agenda a participação na sessão oficial de abertura, que contará com a presença dos Reis de Espanha, bem como encontros bilaterais com homólogos, embaixadores, organizações internacionais, grupos económicos e promotores ligados ao setor do turismo.
Nesta edição, Cabo Verde contará com 20 participantes, dos quais 19 coexpositores, distribuídos entre hotéis, agências de viagens e instituições públicas. Participam cinco hotéis, nove agências de viagens e seis instituições públicas, nomeadamente a Câmara de Turismo, a Cabo Verde TradeInvest, a Câmara Municipal da Praia, a Direção-Geral da Economia Aérea e a Cabo Verde Airlines.
Um dos destaques da participação cabo-verdiana será a presença, no dia 23 de janeiro, de uma delegação da Federação Cabo-verdiana de Futebol, incluindo elementos da equipa técnica e jogadores, com o objetivo de promover a participação da seleção nacional no Mundial de Futebol de 2026, competição em que Cabo Verde terá como um dos adversários a seleção de Espanha.
Ao longo da feira, o ITCV tem agendadas cerca de duas dezenas de reuniões de trabalho com instituições e profissionais das áreas do turismo, transportes, comunicação e marketing. Estão ainda previstas, nos dias 24 e 25 de janeiro, atividades culturais, com música ao vivo e degustação de produtos da gastronomia cabo-verdiana.
A coordenação da delegação cabo-verdiana estará a cargo do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), que se faz representar pelo presidente do Conselho Diretivo, Jair Fernandes, pela administradora executiva, Vânia Rodrigues, e por técnicos da instituição. O país estará presente no Pavilhão 6 do Centro de Exposições IFEMA.
A FITUR 2026, que decorre na sua 46.ª edição, contará com nove pavilhões, cerca de 10 mil empresas representadas, 967 expositores titulares e participantes de 161 países, registando um aumento de 11% na participação internacional. A feira integra ainda 18 novos países, sobretudo de África e da Ásia-Pacífico.
Promovida pelo IFEMA, em parceria com a Organização Mundial do Turismo, a FITUR é considerada uma das principais feiras internacionais do setor, reunindo anualmente profissionais de todo o mundo para networking, análise de tendências e geração de negócios.












































