Segunda-feira, 25 Agosto 2025

Freskinhe Freskinhe

Cabo Verde marca presença na 75ª Sessão do Comité Regional da OMS para África

Cabo Verde marca presença na 75ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, através de uma delegação chefiada pelo ministro da saúde, Jorge Figueiredo. O evento arranca hoje, 25, e reúne ministros da Saúde e chefes de delegação de 47 Estados-membros africanos durante três dias para discutir e aprovar políticas de saúde pública, analisar questões sanitárias continentais e implementar iniciativas globais de saúde com foco na cobertura universal da saúde em África.

SALWEB.cv

Segundo o comunicado do Ministério da Saúde, o arquipélago foi selecionado para apresentar o seu modelo de financiamento da saúde devido ao reconhecimento do país como um dos Estados que mais se destacam pelo investimento nesta área e pelo cumprimento da Agenda 2063, da Declaração de Abuja e da Declaração da Reunião de Liderança Africana.

“Na ocasião, Jorge Figueiredo vai apresentar as bases do financiamento do Sistema Nacional de Saúde de Cabo Verde, em articulação com os principais indicadores de saúde do país”, lê-se no comunicado.

A reunião visa fornecer orientações estratégicas em matéria de saúde pública como parte do compromisso da OMS em apoiar os países africanos na transformação dos sistemas nacionais de saúde e na melhoria dos resultados sanitários continentais, servindo como fórum de cooperação técnica e política entre os Estados-membros da região.

De acordo com a mesma fonte, um dos momentos mais relevantes desta missão será a participação do ministro da saúde, enquanto painelista, no evento paralelo de alto nível organizado pelo Escritório Regional da OMS para África, sobre investimento interno e liderança multissetorial para a saúde em África, subordinado ao tema “Do compromisso à ação: acelerar o investimento interno e a liderança multissetorial para a saúde em África”, que vai contar com a participação de ministros de países considerados exemplares no financiamento da saúde.

O encontro anual mais importante do setor da saúde no continente africano prolonga-se até 27 de agosto e tem como tema central a implementação de iniciativas globais de saúde e a promoção da Cobertura Universal da Saúde, e constitui-se numa plataforma estratégica para a definição de políticas sanitárias regionais e a aprovação de planos financeiros destinados a melhorar os indicadores de saúde na região.

 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua