
O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, revelou esta segunda-feira, 25, na abertura do XI Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia, que a auto-produção para autoconsumo representa atualmente 30 megawatt (MW) e já poupa ao país mais de 5 mil toneladas de importação de combustíveis, e que os sistemas descentralizados contribuem para a transição energética nacional.
O evento, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA), elegeu como tema “Fornecimento Energético Sustentável: Foco Minigrids, Autoconsumo e Comunidades Energéticas para Comércio, Indústria e Agricultura em Cabo Verde”. O simpósio integra a XI Missão Empresarial Alemã de Energia e reúne seis empresas alemãs que apresentaram inovações tecnológicas e exploraram parcerias com empresas locais.
Na sessão de abertura, Alexandre Monteiro salientou os resultados alcançados pela aposta em sistemas descentralizados. “Nos últimos anos temos tido uma boa resposta na massificação da auto-produção para o autoconsumo que hoje já representa 30MW de consumo, já poupa o país de mais de 5 mil toneladas de importação de combustíveis”, afirmou o governante.
O ministro reconheceu que Cabo Verde enfrenta “desafios reais” no aumento da capacidade de produção, armazenagem e modernização das redes de energia, mas sublinhou que essas necessidades representam também oportunidades de negócios. “A Alemanha é um país avançado nas tecnologias de transição energética e nós esperamos que neste simpósio as reuniões bilaterais sejam oportunidades para alinhar interesses, identificar projetos e concretizar negócios”, declarou Alexandre Monteiro.
O ministro concluiu a sua intervenção sublinhando a necessidade de “soluções e parceiros comprometidos para acelerar a transição energética do arquipélago”.
A CCILA promove há 11 anos o intercâmbio entre a Alemanha e Cabo Verde no setor energético, facilitando a transferência de conhecimento técnico e fomentando parcerias empresariais. Esta cooperação resultou em diversos projetos que contribuíram para o desenvolvimento das energias renováveis no país.













































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.