
Os membros do Conselho Nacional de Estatística (CNEST), representantes da Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE), bem como presidentes e representantes dos Órgãos Produtores de Estatísticas Oficiais (OPEO) reúnem-se nesta quinta-feira, 26, na Praia, para avaliar a aplicação da lei do Sistema Estatístico Nacional (SEN) do arquipélago no período 2022-2025.
O SEN foi criado através da Lei nº 48/IX/2019, de 19 de fevereiro. Chegou agora o tempo de o CNEST preparar o relatório sobre a aplicação da mesma lei, daí que esta entidade promove durante todo o dia de hoje, num dos hotéis da capital, um workshop técnico cujo objetivo é fazer-se um balanço e traçar perspetivas.
O evento será presidido pelo Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, e contará com a participação dos conselheiros do Conselho Nacional de Estatística, representantes da Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) — entidade financiadora da iniciativa — bem como presidentes e representantes dos Órgãos Produtores de Estatísticas Oficiais (OPEO).
Serão eles que, durante o workshop, analisarão os avanços registados, os desafios enfrentados e as oportunidades identificadas na implementação da Lei do SEM, análise permitirá a formular recomendações estratégicas que deverão orientar eventuais ajustes e aperfeiçoar a legislação, com vista a reforçar a sua eficácia e relevância numa futura revisão ou atualização da lei.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.