Terça-feira, 23 Setembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Cabo Verde eleito membro do Conselho de Operações Postais da UPU

Cabo Verde alcançou uma nova conquista no plano internacional ao ser eleito membro do Conselho de Operações Postais (COP) da União Postal Universal (UPU), durante o 28º Congresso da organização, que está a decorrer em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

SALWEB.cv

A eleição, que teve lugar esta quarta-feira, 18, representa um marco histórico para o país, que, pela primeira vez, ocupa um cargo nesta agência especializada das Nações Unidas para o setor postal, passando a ter “voz ativa nas grandes decisões sobre o futuro do setor postal a nível mundial”, segundo comunicado dos Correios de Cabo Verde (CCV), para quem a conquista reforça “a credibilidade internacional do país” e aumenta a visibilidade dos CCV no cenário global.

O COP é um dos principais órgãos da UPU, sendo responsável pela implementação das decisões técnicas e operacionais que regem o setor postal a nível mundial. Cabo Verde é membro da União Postal Universal desde 1976, mas esta é a primeira vez que o arquipélago consegue um lugar nos órgãos de governação da organização.

A candidatura cabo-verdiana foi apresentada como “um passo estratégico para reforçar a presença e a relevância internacional de Cabo Verde, consolidando o papel dos CCV no espaço postal global”. A delegação nacional no congresso de Dubai é liderada pelo Presidente do Conselho de Administração dos CCV, Engenheiro Isidoro Gomes, acompanhado pelos administradores Enilce Fernandes e Paulo Ferreira, e pelos técnicos Sidney Cardoso e Marvin Silva. Integram ainda a representação cabo-verdiana a Presidente do Conselho de Administração da ARME, Leonilde Santos, e o Engenheiro David Gomes.

O 28º Congresso da União Postal Universal, que se realiza pela primeira vez em Dubai, reúne 192 países membros e tem como objetivo principal definir a Estratégia 2026-2029 da UPU, bem como a Estratégia Postal Mundial. O evento serve como plataforma global para estabelecer novas diretrizes para as trocas internacionais de correspondência e moldar o futuro do sistema postal mundial, com foco especial na adoção de tecnologias avançadas e soluções inovadoras.

Além das abordagens estratégicas, o congresso destacará os avanços em serviços postais e logística, considerados essenciais para o comércio global e o desenvolvimento económico.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua