
O meio século de relações diplomáticas entre Cabo Verde e o Japão vai marcar o calendário de outubro com uma série de atividades com que se pretende reforçar os laços de cooperação entre os dois países. As comemorações incluem a participação cabo-verdiana na Expo Osaka 2025 e um fórum económico bilateral, eventos que decorrem entre 9 e 10 de outubro no país asiático.
Uma delegação liderada pelo ministro do Mar, Jorge Santos, vai representar Cabo Verde nesses dois eventos que assinalam o marco histórico das relações diplomáticas Cabo Verde/Japão. A missão integra ainda o diretor-geral da Cooperação Económica e para o Desenvolvimento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, José Correia, o presidente da Cabo Verde TradeInvest, Jailson de Oliveira, e uma representante do Instituto do Turismo.
O Fórum Económico Japão-Cabo Verde, que inaugura as celebrações oficiais nesta quinta-feira, 9. procurará explorar novas oportunidades de cooperação em setores estratégicos como as pescas e sua transformação, o desenvolvimento portuário e o turismo, áreas identificadas como prioritárias para o desenvolvimento sustentável do arquipélago.
No dia seguinte, 10, Cabo Verde participa na Expo Osaka, um palco internacional que permitirá ao país apresentar as suas potencialidades, com particular destaque para a Economia Azul. A cerimónia incluirá atuações de artistas cabo-verdianos, para apresentar a cultura do arquipélago ao público japonês.
A agenda prevê ainda encontros com entidades governamentais e empresariais japonesas, bem como visitas técnicas a infraestruturas portuárias e outras instalações consideradas estratégicas para fortalecer a cooperação bilateral.













































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.