
Cabo Verde é destacado como exemplo de boas práticas no setor turístico e na política, com pilares de sustentabilidade e resiliência para o continente, pela UN Tourism e pelo Banco Mundial. Os elogios surgiram durante o Fórum de Investimento em Turismo Emirados Árabes Unidos-África, que decorre entre 27 e 29 de outubro.
O reconhecimento internacional aconteceu num momento em que o turismo africano regista um crescimento de 13,3% no desenvolvimento hoteleiro, superando a média mundial. O evento reuniu ministros de 53 países africanos, investidores e líderes empresariais no Dubai World Trade Centre.
“Colocámos o turismo no centro da agenda de crescimento”, afirmou o ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, durante o painel ministerial, onde apresentou o reinvestimento das receitas da taxa turística nas comunidades locais, a relação de confiança com o setor privado baseada na estabilidade política, e a diversificação territorial da oferta turística, como pilares da estratégia nacional.
O governante aproveitou o encontro bilateral para solicitar atenção especial aos desafios dos pequenos Estados insulares e apresentou as prioridades nacionais, designadamente: melhorar a conectividade aérea, formar recursos humanos qualificados e diversificar os mercados emissores, atualmente concentrados em poucos países europeus.
Os números apresentados no fórum revelam o dinamismo do turismo africano: 74 milhões de chegadas internacionais em 2024, mais 12% que em 2023 e 7% acima dos valores pré-pandemia. O continente tem atualmente 577 hotéis e resorts em construção, num total de 104.444 quartos.


















































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.