
Cabo Verde foi convidado a participar na Conferência sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), agendada para maio de 2026. O convite foi endereçado ao país através do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que esteve no Japão a participar na 9.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD 9).
Durante a sua agenda em Yokohama, o chefe do Governo encontrou-se com Yohei Sasakawa, presidente da Fundação Sasakawa e da Nippon Foundation, a quem dirigiu igualmente um convite para visitar Cabo Verde.
“Trocámos impressões sobre possíveis áreas de colaboração com Cabo Verde, particularmente no quadro dos SIDS, nos domínios dos oceanos, mudanças climáticas e na afirmação da nossa voz internacional”, destacou Ulisses Correia e Silva na página oficial do Governo.
Ainda no âmbito da TICAD9, o primeiro-ministro reuniu-se com Toshimitsu Imai, presidente e CEO da Toyota Tsusho Corporation, para debater a presença da multinacional japonesa em África, nomeadamente nas áreas da mobilidade, infraestruturas, saúde e comércio a retalho, bem como potenciais investimentos em Cabo Verde.
Do encontro resultou a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Toyota Tsusho e o Ministério da Agricultura e Ambiente, com vista ao reforço da cooperação no setor do abastecimento de água.
A TICAD9, que decorre até sexta-feira, reúne mais de 40 chefes de Estado e de Governo africanos, além de centenas de empresários e parceiros internacionais. Esta iniciativa é promovida pelo Governo do Japão em parceria com as Nações Unidas, Banco Mundial, União Africana e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.