Quarta-feira, 17 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Cabo Verde convidado a integrar Grupo de Amigos para Ação Climática Baseada na Cultura

Os ministérios da Cultura dos Emirados Árabes Unidos e do Brasil, copresidentes do Grupo de Amigos para Ação Climática Baseada na Cultura na UNFCCC convidaram Cabo Verde a integrar esta iniciativa, convite que o país aceitou, reforçando o seu compromisso com a articulação entre cultura e sustentabilidade ambiental.

SALWEB.cv

Cabo Verde aceitou o convite para fazer parte desta coligação internacional e informal, lançada durante a COP28 em Dubai, que reúne atualmente 50 países, parceiros de conhecimento e organizações da sociedade civil, com o propósito de reforçar o papel da cultura, das artes ao património como elemento central na resposta global às mudanças climáticas.

Segundo o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde (MCIC), a participação do nosso país neste grupo é a prova de que a cultura é capaz de mobilizar consciências, inspirar sociedades, promover mudanças comportamentais e apoiar a implementação do Acordo de Paris, numa perspetiva de cooperação Norte-Sul e Sul-Sul.

“A cultura não é apenas um sector a proteger das alterações climáticas, mas uma ferramenta poderosa para impulsionar a ação climática”, sublinha o MCIC, destacando a dimensão estratégica desta adesão para o arquipélago.

O GFCBCA tem como objetivo ancorar a cultura nos esforços globais de ação climática, ao mesmo tempo que procura proteger o património cultural dos impactos das alterações climáticas. Entre os seus marcos institucionais destacam-se a Declaração de Roma do G20 (2021), a Declaração de Sharm El-Sheikh (2022) e o Quadro dos Emirados Árabes Unidos para a Resiliência Climática Global, aprovado na COP28.

A iniciativa promove a integração sistemática da dimensão cultural nas políticas climáticas nacionais e internacionais, reconhecendo o património material e imaterial, as práticas culturais tradicionais e as indústrias criativas como vetores essenciais de adaptação e mitigação climática.

Com este passo, Cabo Verde reafirma o seu compromisso em alinhar cultura e sustentabilidade, reforçando a voz dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID) nos fóruns internacionais sobre clima. O arquipélago prepara-se para contribuir ativamente no terceiro Diálogo Ministerial de Alto Nível sobre Ação Climática Baseada na Cultura, a realizar-se durante a COP30, em Belém, Brasil, em 2025.

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas já teve ocasião de participar no evento paralelo “Parceiros Regionais de Conhecimento Promovendo a Cultura na Ação Climática”, a convite do Brasil, onde abordou a relação entre cultura e ação climática no contexto cabo-verdiano.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×