
Cabo Verde assinala hoje, 1 de outubro, o Dia Internacional do Idoso com uma programação diversificada que visa celebrar e reconhecer o contributo fundamental dos cidadãos séniores para o desenvolvimento do país. A efeméride é celebrada este ano sob o lema “Idosos Impulsionando ações locais e globais: Nossas Aspirações, Nosso Bem-Estar e Nossos Direitos”.
As comemorações na cidade da Praia arrancaram às 08h30, no Ginásio Desportivo, com o Festival de Atividades Físicas, promovido pela Associação Movidoso. O evento, que contou com a presença do ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, frisou a importância da inclusão social, do envelhecimento ativo e da promoção da saúde através da atividade física para todas as idades.
“A prática de atividade física regular é fundamental para garantir um envelhecimento saudável e com qualidade de vida”, sublinham os promotores da iniciativa que reuniu idosos de diferentes comunidades numa celebração do movimento e da vitalidade.
Às 09h10, o ministro Fernando Elísio Freire presidiu o ato central das comemorações na sala de conferências da Polícia Nacional, no Palmarejo. A cerimónia, promovida pelo Governo de Cabo Verde, contou com representantes de organismos internacionais, centros de dia, lares de idosos e organizações da sociedade civil.
Além de uma reflexão sobre a efeméride, o evento incluiu sessões de capacitação dirigidas a cuidadores formais e profissionais de saúde, com o objetivo de reforçar competências para a prestação de cuidados de qualidade, promover o envelhecimento saudável e divulgar os direitos da pessoa idosa.
Câmara Municipal da Praia celebra a data na Cidade Velha
Em paralelo, a Câmara Municipal da Praia, através do Pelouro da Ação Social, Reinserção Social, Terceira Idade, Saúde e Género, promove desde as 9 horas um programa especial no centro histórico da Cidade Velha, no concelho de Ribeira Grande de Santiago.
A programação inclui visitas aos monumentos históricos, atividades culturais e lúdicas, tendo os idosos sido recebidos no Alto Achada Forte, com mensagem de boas-vindas da vereadora da Ação Social da Ribeira Grande de Santiago, seguida de visita à Fortaleza Real.
O programa contempla ainda lanche de convívio, visita ao Pelourinho e Rua da Banana, missa e visita à Catedral, culminando com um almoço de confraternização no Hotel Vulcão. A tarde reserva momentos especiais com atuação de batucadeiras de Cidade Velha e baile convívio, com encerramento previsto para as 16h30.
O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, fará uma alocução durante o evento, destacando as ações desenvolvidas pelo município praiense para a população sénior. Entre as iniciativas estão programas de saúde, assistência com medicamentos, óculos e exames não garantidos no sistema público, consultas de psiquiatria através do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), e o Centro de Emergência para Terceira Idade – Castelão, atualmente com capacidade de pernoitamento para 16 idosos e 124 idosos em seguimento no centro de dia.
Festa no interior de Santiago
A agenda de celebrações estende-se ao interior do país. A partir das 12h00, o ministro Fernando Elísio Freire estará no município de São Lourenço dos Órgãos para participar nas atividades promovidas pela Associação SimáJúlia, que incluem uma missa solene, momentos culturais e um almoço de confraternização dedicado aos idosos.
“Para o governo de Cabo Verde, valorizar e proteger os idosos é um compromisso prioritário, não apenas como forma de reconhecer o seu contributo para o desenvolvimento do país, mas também para garantir que todos envelheçam com dignidade, saúde e bem-estar”, refere comunicado oficial do Executivo de Ulisses Correia e Silva, que diz ainda que “as comemorações refletem a visão de que os cidadãos séniores não são apenas beneficiários de cuidados, mas agentes ativos na construção de sociedades mais resilientes, equitativas e inclusivas”.
O tema internacional deste ano, “Envelhecer com Dignidade: A importância de reforçar os sistemas de cuidados e de apoio às pessoas idosas em todo o mundo”, diz o Governo na mesma nota de imprensa, “ressoa com as políticas nacionais e municipais que têm vindo a ser implementadas”.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, o Dia Internacional do Idoso tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e reforçar a necessidade de proteger e cuidar da população sénior.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.