
Cabo Verde apresenta hoje, 8, uma nova estratégia financeira destinada a captar fundos externos para investimentos em adaptação e mitigação das alterações climáticas. A iniciativa surge no âmbito de um projeto das Nações Unidas focado nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento (PEID), que enfrentam desafios únicos agravados pela pandemia da COVID-19.
O evento tem por objetivo central debater dois relatórios fundamentais: a estratégia financeira para mobilização de fundos climáticos através de instrumentos inovadores e o roteiro detalhado para a sua implementação. A apresentação procura garantir que o país alcance um desenvolvimento sustentável sem comprometer a sua estabilidade fiscal e financeira externa.
Segundo uma nota do Governo, a iniciativa resulta de um projeto lançado pela ONU Comércio e Desenvolvimento (CNUCED), em parceria com a Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNCEA) e a Comissão Económica das Nações Unidas para a América Latina e Caribe (CEPAL).
O programa, intitulado “Mobilização de recursos financeiros externos para além da pandemia do COVID-19 para um desenvolvimento mais ecológico, mais equitativo e sustentável em determinados PEID vulneráveis na África e na América Latina e Caribe”, abrange quatro países: Belize, São Vicente e Granadinas, Cabo Verde e União das Comores.
“Os pequenos Estados insulares como Cabo Verde confrontam-se com obstáculos particulares derivados do isolamento geográfico, economias de pequena dimensão, vulnerabilidade ambiental e elevada exposição aos riscos climáticos. A pandemia veio intensificar estas fragilidades, pressionando os recursos orçamentais e aumentando os riscos associados ao endividamento”, lê-se no comunicado.
O encontro pretende envolver os diversos intervenientes na avaliação da viabilidade e coerência da estratégia financeira, bem como assegurar a apropriação nacional do plano e o alinhamento com outras iniciativas governamentais em curso no arquipélago.


















































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.