
O II Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) arranca esta quarta-feira, 3, na cidade da Praia. O encontro, que decorre até dia 5, reúne as Inspeções do Trabalho dos nove Estados-Membros, especialistas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), representantes das Ordens dos Engenheiros, académicos e outros especialistas do sector.
A iniciativa realiza-se no quadro da Presidência cabo-verdiana da CPLP e dá seguimento às deliberações da XVI Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais, ocorrida em junho deste ano. A sessão de abertura será presidida pelo ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, responsável pela tutela da área laboral e social em Cabo Verde.
O Fórum pretende reforçar a cooperação técnica entre os países da CPLP, promovendo o intercâmbio de conhecimentos, a harmonização de boas práticas e o fortalecimento institucional no domínio da Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
Durante três dias, serão analisados desafios comuns, bem como, serão apresentados estudos e partilha de experiências nacionais em matéria de prevenção de riscos profissionais, proteção dos trabalhadores e promoção de ambientes laborais seguros, saudáveis e inclusivos.
A iniciativa conta com o apoio dos Governos de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, que sublinham a importância do encontro para o avanço das políticas públicas laborais e para o reforço do diálogo entre os Estados-Membros da comunidade lusófona.













































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.