
Um aluimento de terras ocorrido esta madrugada na estrada em construção que criará um novo acesso pela orla marítima a Fajã de Água, na ilha Brava, provocou a interrupção total daquela via. Foi entre Entroncamento e Esparadinha que a estrada ficou obstruída, isolando completamente aquela comunidade.
A Estradas de Cabo Verde anunciou já nas redes sociais que equipas da empresa “já estão no terreno a avaliar a situação e a preparar os trabalhos de desobstrução”. “Solicita-se à população que evite a circulação na zona até nova atualização”, refere o comunicado publicado no Facebook.
Os bravenses vêm defendendo, através de posts nas redes sociais, que é fundamental reforçar a prevenção contra o desabamento de rochas e taludes, sobretudo em zonas de maior risco, assim como a monitorização das encostas, a limpeza e estabilização dos taludes e a sinalização preventiva ajudam a evitar obstruções nas estradas e a proteger vidas.
A construção da estrada que ligará Esparadinha/ Fajã d’Água e Palhal, começou em agosto último. É considerada uma infraestrutura de “grande importância para o desenvolvimento da ilha” e um investimento estratégico para melhorar a conectividade e o futuro da Brava, conta com financiamento do Governo de Cabo Verde.
A nova estrada, como uma extensão total de 4,6 quilómetros, terá uma faixa de rodagem de 6 metros e pavimento de pedra basáltica. O projeto inclui também o movimento de terras, a construção de muros de suporte, obras hidráulicas, e a instalação de sinalização e elementos de segurança, garantindo uma infraestrutura robusta e duradoura.
Fotografia: Estradas de Cabo Verde



































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.