
O Governo de Cabo Verde assina, esta quinta-feira, 22, na cidade da Praia, um acordo com a UniCredit Bank Austria AG para financiar o projeto ““Sistema de Tratamento de Águas Residuais, Recolha, Distribuição e Irrigação da Ilha de Boa Vista”.
O financiamento insere-se no quadro da cooperação entre Cabo Verde e a República da Áustria no domínio dos empréstimos concessionais, iniciada em 2010, e que tem permitido a execução de vários projetos estruturantes no setor da água. “O financiamento destina-se especificamente à execução do Projeto de Tratamento de Águas Residuais, Coleta, Distribuição e Esquema de Irrigação da Ilha da Boa Vista”, lê-se no comunicado do Governo.
No âmbito desta parceria, a Áustria disponibilizou uma nova linha de crédito no valor de 15 milhões de euros, destinada especificamente à implementação do projeto de tratamento e reutilização de águas residuais na Boa Vista.
O projeto será executado pela empresa austríaca UNIHA wasser Technologie GmbH e gerido pela empresa Águas e Energia da Boa Vista (AEB). As negociações tiveram início em 2024 e envolveram entidades nacionais e internacionais.
De salientar que, desde 2010, a parceria com o Governo da Áustria permitiu a implementação de projetos estratégicos de dessalinização e tratamento de água que, segundo o Governo, contribuiu para o reforço da segurança hídrica nacional. Entre os principais projetos financiados destacam-se a Planta Dessalinizadora de Palmarejo, na Cidade da Praia (Fases I e II), já concluída, e a Planta Dessalinizadora de Osmose Inversa da Ilha da Boa Vista, no valor de 10 milhões de euros, atualmente em fase de conclusão.
De acordo com a mesma fonte, a concretização do investimento permitirá reforçar a segurança hídrica e sanitária da ilha, melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de água e saneamento, e contribuir para o desenvolvimento económico e sustentável da Boa Vista, em linha com o Programa do Governo, o PEDS II 2022-2026 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.












































