
O banco BAI Cabo Verde lançou hoje, 5, na cidade da Praia, o primeiro cartão Visa Platinum Business do país, um instrumento que pretende revolucionando o mercado financeiro cabo-verdiano, permitindo as empresas efetuarem transações internacionais e gerirem as suas necessidades de tesouraria.
O cartão oferece às empresas acesso a crédito e a possibilidade de realizarem compras online em plataformas internacionais, preservando as reservas de divisas nacionais. “É um cartão que vai permitir que as empresas tenham benefício em termos de crédito a nível internacional, privilegiamos que seja usado mais internacionalmente para não gastarmos divisas do país no nosso território”, declarou Jorge Almeida, presidente do Banco BAI-CV, à margem do evento.
O Visa Platinium Business do BAI-CV distingue-se dos cartões empresariais convencionais por oferecer benefícios extra além dos serviços centralizados da Visa. Entre as vantagens destacam-se descontos em viagens, serviços em aeroportos e hotéis, seguros de viagem com cobertura até 100 mil dólares em acidentes pessoais, despesas médicas de emergência até 50 mil dólares, serviços de evacuação e repatriamento.
“É uma oferta pensada para o crescimento do negócio, para a segurança das empresas e também acesso ao cash flow”, explicou o presidente da empresa.
Por sua vez, a diretora do Departamento de Marketing e Comunicação do banco BAI, Deina Barros, em declarações ao Voz do Archipelago, sublinhou que o Platinium Business permite aos portadores do cartão, acesso a ferramentas de marketing digital, incluindo Google Ads e LinkedIn Ads, infraestruturas para aumentar a produtividade empresarial, ferramentas de segurança e gestão de redes sociais.
Ademais, Deina Barros, confirmou que qualquer empresa cliente do BAI-CV pode ter acesso ao cartão, desde que demonstre capacidade de resposta ao crédito associado. “Há que analisar o histórico de crédito da empresa e a capacidade de acesso a um crédito, porque qualquer cartão de crédito pressupõe um crédito já pré-aprovado”, esclareceu.
O cartão surge numa altura em que Cabo Verde regista cerca de 50 mil pequenas e médias empresas que contribuem para 80% do PIB nacional, segundo dados apresentados durante o evento. Estas empresas enfrentam desafios crescentes no acesso ao crédito e na necessidade de acompanhar os avanços tecnológicos e o crescimento do mercado.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.