
A African Leadership Magazine anunciou os vencedores do prestigiado Prémio African Persons of the Year (POTY) 2025, destacando líderes cujas ações inovadoras estão a moldar o futuro do continente africano. Entre os distinguidos, o cabo-verdiano Austelino Tavares Correia, presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, foi nomeado Legislador Africano do Ano.
O reconhecimento celebra a “dedicação” de Tavares Correia à “excelência legislativa, transparência institucional e ao fortalecimento da governação democrática, consolidando a reputação de Cabo Verde como modelo de liderança parlamentar em África”, lê-se no comunicado.
O Prémio ALM Pessoas do Ano é o principal reconhecimento de escolha pública de África, celebra líderes cuja visão, coragem e ações inovadoras estão a contribuir para o desenvolvimento do continente. Os vencedores de 2025 representam uma comunidade pan-africana de pioneiros cujo trabalho abrange diversos setores e geografias, alinhados num compromisso compartilhado com o avanço do desenvolvimento sustentável, fortalecimento da resiliência institucional e transferências para o crescimento económico inclusivo.
Entre os diferentes homenageados desta edição encontram-se também SE Netumbo Nandi-Ndaitwah, presidente da Namíbia, e SE Mandisa Maya, chefe de Justiça da África do Sul, que receberam os prémios de Líder Política Africana do Ano e Líder Feminina Africana do Ano, respetivamente.
Os vencedores e vice-campeões assinarão formalmente o troféu de premiação e receberão os instrumentos de honra durante a cerimónia anual principal da 15ª edição da African Leadership Magazine Persons of the Year, agendada para os dias 27 e 28 de fevereiro de 2026 em Accra, Gana.
Em sua declaração, o Ken Giami, editor da revista African Leadership, destacou a importância do reconhecimento: “Como africanos, devemos defender nossas próprias histórias e considerações que moldam o futuro do continente.”
A Cerimónia da African Leadership Magazine Persons of the Year é a principal celebração anual de África de liderança visionária e excelência. Agora no seu 15º ano, o evento reúne chefes de Estado, formuladores de políticas, líderes corporativos e parceiros de desenvolvimento para reconhecimento de indivíduos e instituições que impulsionam uma liderança transformadora focada nas pessoas em todo o continente.
A edição de 2026 destaca a transformação da governança, a construção da paz, a cooperação económica e o desenvolvimento sustentável como pilares fundamentais para o progresso africano.


















































Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.