Domingo, 25 Maio 2025

Freskinhe Freskinhe

Associação Cabo-verdiana de Lisboa homenageia combatente da liberdade Daniel de Pina

A Associação Cabo-verdiana de Lisboa (ACL) homenageia nesta sexta-feira, na sede da organização, o combatente da liberdade, que faleceu este ano e que era uma figura respeitada na comunidade cabo-verdiana e reconhecido como um defensor incansável dos direitos e liberdades, que, toda a sua vida, se empenhou na promoção da “dignidade e mudanças sociais positivas em nome do seu povo e de Cabo Verde”.

Daniel de Pina, nascido em 1957, foi “um homem bom, íntegro e combatente da Liberdade”, que se distinguiu ao longo da vida por dar “bons exemplos de caráter, coragem e humildade”, tendo defendido “com assertividade e lucidez os direitos”, descreve a ACL.

O seu desaparecimento físico, ocorrido no passado mês de abril, “é uma perda irreparável”, diz em nota de imprensa a ACL, que também destaca as várias organizações parceiras que se associam a esta homenagem, “refletindo o impacto e reconhecimento que Daniel de Pina tinha junto da comunidade cabo-verdiana e portuguesa”. A cerimónia realizar-se-á na Rua Duque de Palmela nº 2, 8º andar, em Lisboa, estando toda a comunidade convidada a participar no tributo.

Palestra “Amílcar Cabral e o 25 de Abril”

A homenagem a Daniel de Pina acontecerá após a palestra “Amílcar Cabral e o 25 de Abril”, que está agendada para as 18h30 (hora local), numa clara ligação entre as figuras históricas da luta pela independência de Cabo Verde e o líder independentista cabo-verdiano e a Revolução dos Cravos portuguesa.

A palestra contará com a presença de oradores especializados na temática histórica e política dos dois países e figuras reconhecidas pelos seus conhecimentos sobre a história das relações luso-cabo-verdianas e os movimentos de libertação africanos: Aurora Almada e Santos, João Branco e José Luís Hopffer Almada.

O evento, com entrada gratuita e aberto a aberto a toda a comunidade interessada em aprofundar conhecimentos sobre este período crucial da história contemporânea luso-africana, contará ainda com uma participação especial do Coronel João Andrade Silva, representante da Associação Salgueiro Maia, numa clara ponte entre os protagonistas do 25 de Abril português e a luta pela independência dos países africanos de língua portuguesa.

Contexto histórico relevante

A palestra surge num momento em que se assinalam os 51 anos da Revolução de 25 de Abril e explora as conexões entre Amílcar Cabral, fundador do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde), e o movimento que levou à democratização de Portugal e subsequente descolonização dos territórios africanos.

Amílcar Cabral, assassinado em 1973, é considerado uma das principais figuras intelectuais dos movimentos de libertação africanos, tendo as suas ideias influenciado não apenas a independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau, mas também o pensamento político da época.

Tags

Partilhar esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

SALWEB.cv AD

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
Um número, um nome, uma frase
Encostada à coluna