Quinta-feira, 03 Julho 2025

Freskinhe Freskinhe

Assembleia Nacional assina memorando histórico com Parlamento do Luxemburgo

A Assembleia Nacional de Cabo Verde, representada pelo seu presidente, Austelino Correia, assina amanhã, 4, um memorando de entendimento com a Câmara dos Deputados do Grão-Ducado do Luxemburgo. O evento, que marca um momento histórico nas relações parlamentares entre os dois países, será precedido pela inauguração da Exposição PontKultural da Associação Cabo-verdiana residente no Luxemburgo.

Esta é a primeira vez que a Câmara dos Deputados do Grão-Ducado do Luxemburgo estabelece cooperação com um parlamento estrangeiro, e logo com Cabo Verde, país que possui uma grande comunidade emigrada nessa pequena nação europeia. A assinatura do memorando de entendimento terá lugar no Salão VIP da Assembleia Nacional, às 19 horas, e o documento será rubricado pelos presidentes das duas instituições parlamentares.

O documento visa fortalecer as relações de amizade e cooperação parlamentar entre os dois países, representando um marco na diplomacia parlamentar cabo-verdiana e um reconhecimento da importância das relações bilaterais entre Cabo Verde e o Luxemburgo, que datam dos finais da década de 1980.

Estas relações desenvolveram-se ao longo dos anos em diversos setores estratégicos, incluindo emprego e empregabilidade, transição energética, ação climática, água e saneamento, finanças inclusivas, energias renováveis, formação profissional, tecnologias de informação e comunicação, transportes e mudanças climáticas e, amanhã, estender-se-ão ao poder legislativo.

Exposição PontKultural

O evento, que marca um momento histórico nas relações parlamentares entre os dois países, será precedido pela inauguração da Exposição PontKultural da Associação Cabo-verdiana residente no Luxemburgo. A cerimónia de abertura desta mostra está marcada para as 18 horas, no corredor que dá acesso à Secretaria-Geral da Assembleia Nacional.

A Exposição PontKultural da Associação Cabo-verdiana residente no Luxemburgo integra o programa comemorativo do meio século de independência que se assinala no próximo sábado, 5 de julho e é apenas uma das participações da Diáspora Cabo-Verdiana nas celebrações da efeméride, sinal da sua importância para o país.

Tags

Partilhar esta notícia

SALWEB.cv AD

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
Um número, um nome, uma frase