Sábado, 05 Julho 2025

Freskinhe Freskinhe

Assembleia Nacional acolhe sessão solene comemorativa dos 50 Anos da independência de Cabo Verde

A Assembleia Nacional de Cabo Verde acolhe hoje, a partir das 10 horas, uma sessão solene comemorativa do 50º aniversário da independência nacional, com a presença das mais altas figuras do Estado e representantes diplomáticos. A cerimónia, que decorre no Palácio da Assembleia Nacional, conta com a participação do Presidente da República, José Maria Pereira Neves, do Primeiro-Ministro, do Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Tavares Correia, e de representantes de todos os partidos com assento parlamentar. 

O programa solene inclui intervenções dos representantes da UCID, do Grupo Parlamentar do PAICV e do Grupo Parlamentar do MPD e discursos do Presidente da Assembleia Nacional e do Presidente da República.

A sessão é marcada por um protocolo de grande solenidade, com honras militares prestadas pela Companhia de Polícia Militar do Comando da 3ª Região Militar das Forças Armadas, formada no pátio fronteiro ao Palácio da Assembleia Nacional desde as primeiras horas da manhã.

O Hino Nacional será interpretado por Albertino Barbosa Évora, tanto na abertura como no encerramento da sessão, com todos os presentes de pé em sinal de respeito pelos símbolos nacionais.

Entre os presentes encontram-se membros do Governo, antigos Presidentes da República, antigos Presidentes da Assembleia Nacional, antigos Primeiros-Ministros, o Corpo Diplomático, os Presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional, bem como outras altas entidades civis, militares e religiosas.

A cerimónia integra ainda uma componente cultural com uma performance artística especial, reforçando o carácter celebrativo desta data histórica.

No final da sessão solene, está prevista uma visita à exposição “Pont-Kutural”, que complementa as comemorações desta efeméride nacional.

Esta sessão solene representa um momento de união nacional em torno da celebração de meio século de independência, marcando a importância desta data fundacional para a história e identidade de Cabo Verde como nação soberana.

Tags

Partilhar esta notícia

SALWEB.cv AD

Risco e Riso
Kriol na ponta língua