Sábado, 26 Julho 2025

Freskinhe Freskinhe

Arminda Barros é a nova presidente da PER

Arminda Barros  é a nova presidente da Plataforma das Entidades Reguladoras dos Países e Territórios de Língua Portuguesa (PER). A presidente da Autoridade para a Regulação da Comunicação, que sucede no cargo a Helena Sousa, da ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social), de Portugal, já definiu como prioridades do seu mandato (2025-2026) o reforço das relações de parceria entre os países membros e o desenvolvimento de estratégias conjuntas de atuação. 

SALWEB.cv

A tomada de posse ocorreu na quarta-feira, 23, durante o encerramento do IX Encontro da PER, e precisamente no décimo aniversário da constituição do primeiro Conselho Regulador da ARC, facto que a nova presidente destacou como “motivo de orgulho” durante o seu discurso, e sublinhou que a designação reflete a confiança depositada tanto na sua pessoa como na instituição que representa.

No seu primeiro discurso como presidente da PER, Arminda Barros definiu como prioridades o reforço das relações de parceria entre os países membros através de programas de formação e intercâmbio, bem como o desenvolvimento de estratégias conjuntas de atuação. A responsável identificou como principais desafios da regulação contemporânea, garantir a responsabilidade das plataformas digitais sem comprometer a liberdade de expressão e proteger o jornalismo de qualidade num mercado cada vez mais fragmentado.

“Assumir a liderança da PER neste momento exige coragem, visão e colaboração. É esse o espírito com que iniciamos este mandato”, declarou.

Defendeu ainda, que a regulação dos meios de comunicação deve servir o bem comum, a verdade, a inclusão e a cidadania, rejeitando que seja um fim em si mesmo. Nas suas palavras, comprometeu-se ainda a promover uma regulação independente, comprometida com os valores democráticos e a manter um diálogo aberto com os diversos atores do ecossistema mediático.

Por sua vez, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Lourenço Lopes, elogiou a escolha de Arminda Barros, dado que ela representa uma geração comprometida com a qualidade institucional, o espírito democrático e a inovação regulatória. Na oportunidade, o governante destacou a urgência do tema do encontro “Democracia, Media e Plataformas Digitais” face aos desafios contemporâneos que expõem os sistemas democráticos a uma “avalanche de narrativas que não distinguem o jornalismo da propaganda”.

Já Helena Sousa, presidente cessante da PER, fez um balanço positivo do encontro. “A plataforma sai mais forte e mais unida após dois dias de partilha de experiências sobre os desafios digitais e estratégias para reforçar a cooperação na comunicação social”, vincou Helena Sousa. A responsável destacou ser importante o compromisso de criar grupos de trabalho para implementar as ações definidas durante o encontro.

O IX encontro da PER reuniu na cidade da Praia representantes das entidades reguladoras dos países e territórios de língua portuguesa, num ambiente de debate sobre os desafios que as plataformas digitais colocam à democracia e aos meios de comunicação social.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua