Quinta-feira, 16 Outubro 2025

Freskinhe Freskinhe

Amadeu Cruz visita São Nicolau para acompanhar o início do ano letivo

O ministro da Educação, Amadeu Cruz iniciou hoje, 16, uma visita de trabalho de dois dias a São Nicolau para acompanhar de perto o início do ano letivo nas escolas daquela ilha. O primeiro ponto da agenda foi um encontro com o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, Neivo Araújo, na manhã desta quinta-feira.

SALWEB.cv

Ainda hoje o titular da pasta da Educação visitará as escolas de Hortelã, Praia Branca, Ribeira Prata, Lucília Freitas e o Liceu Pedro Corsino de Azevedo, todos no concelho do Tarrafal, ocasiões que Amadeu Cruz aproveitará para também realizar audiências com professores e um encontro com os dirigentes escolares.

Amanhã, 17, o governante será recebido numa audiência de cortesia por Nilton Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, concelho onde irá visitar várias infraestruturas escolares, nomeadamente o Agrupamento nº 1, a Escola Secundária Baltasar Lopes da Silva (em obras) e ainda as escolas de Cachaço, Narciso Ramalho, Estância de Brás e Juncalinho.

São Nicolau é uma das três ilhas abrangidas pelas medidas de apoio que o Ministério da Educação decidiu levar a cabo após a tempestade Erin, ocorrida a 11 de agosto último. Além da limpeza das escolas, que foram inundadas e ficaram com os seus mobiliários danificados, foi necessário a reimpressão dos manuais e o reforço da logística para a distribuição de alimentos.

É que o armazém da FICASE (Fundação Cabo-verdiana de Ação Social Escolar) situado em São Vicente, que serve todas as ilhas de Barlavento, foi severamente afetado, resultando na perda de uma quantidade significativa de géneros alimentícios, manuais escolares e outros materiais didáticos.

Para além das ações genéricas, o Ministério da Educação está a apoiar diretamente os alunos que foram mais afetados pela calamidade com o apoio de parceiros internacionais, como o UNICEF e a Parceria Global para a Educação. O plano de ação contempla a distribuição de materiais didáticos básicos (cadernos, canetas) e uniformes escolares, através da FICASE.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua