Quarta-feira, 19 Novembro 2025

Freskinhe Freskinhe

Air Maroc quer reforçar operação em Cabo Verde

O Ministro do Turismo e Transportes cabo-verdiano, José Luís Sá Nogueira, reuniu-se com o Presidente Executivo da Royal Air Maroc, Abdelhamid Addou, no final da sua visita de trabalho a Marrocos, que decorreu até 24 de setembro. O encontro destacou a importância da ligação e parceria estratégica entre os dois países africanos, tendo ficado patente o interesse da companhia aérea marroquina em expandir as suas operações no arquipélago cabo-verdiano, diz o Ministério do Turismo e Transportes (MTT). 

SALWEB.cv

Em nota de imprensa, o MTT, afirma que a “Royal Air Maroc manifestou satisfação com o acolhimento recebido em Cabo Verde e revelou planos ambiciosos para o futuro da cooperação”. Segundo o MTT, Abdelhamid Addou, presidente da Royal Air Maroc, manifestou “a intenção de reforçar a operação em Cabo Verde e apoiar o arquipélago, não só no aumento dos voos e abertura de novas rotas, mas também no apoio à manutenção, formação e cedência programada de aeronaves”.

Expansão em curso

A Royal Air Maroc já concretizou parte dos seus planos de expansão, tendo introduzido, desde 18 de setembro, dois voos semanais adicionais com destino à ilha do Sal. Esta medida complementa as ligações já existentes entre Casablanca e Praia, que operam cinco vezes por semana.

O MTT  refere ainda que a visita ministerial incluiu também uma deslocação ao Centro de Manutenção das Indústrias Aerotécnicas e ao Instituto Especializado em Aeronáutica e Logística Aeroportuária “ISMALA”, “evidenciando o interesse cabo-verdiano em desenvolver as suas capacidades técnicas no sector da aviação”.

Cooperação Estratégica 

“Esta iniciativa enquadra-se numa estratégia mais ampla de cooperação entre Cabo Verde e Marrocos”, lê-se ainda na nota de imprensa do MTT, que informa que a 22 de setembro, José Luís Sá Nogueira havia-se reunido em Rabat com o Ministro dos Transportes e da Logística do Reino de Marrocos, Abdessamad Kayouh, para discutir o aprofundamento das relações bilaterais.

“O encontro enquadrou-se no reforço das excelentes relações de amizade e cooperação que unem Cabo Verde e Marrocos, sublinhando a dimensão africana e a vontade comum de aprofundar e alargar a parceria estratégica entre os dois países, particularmente nos domínios do transporte e da logística”, segundo comunicado oficial.

“As duas nações manifestaram igualmente a intenção de intensificar o intercâmbio de experiências e boas práticas, com particular destaque para a cooperação na formação de pilotos e controladores aéreos cabo-verdianos, que poderão beneficiar de programas especializados oferecidos em Marrocos”, anuncia o MTT. 

 

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua