
Água, saneamento, formação profissional e emprego são os pilares do reforço do Programa Indicativo de Cooperação (PIC) com o arquipélago, assinado hoje, 17, entre Cabo Verde e Luxemburgo, durante uma visita oficial de três dias do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ao Grão-Ducado. A iniciativa visa reforçar a parceria em áreas vitais para o país, que passa a rondar os 116 milhões de euros.
Segundo o chefe do governo cabo-verdiano, o pacote financeiro aumentado distribui-se estrategicamente por dois setores prioritários. O setor da água e saneamento recebe um reforço de 7,6 milhões de euros, enquanto os programas de formação profissional, emprego e empregabilidade ganham um investimento adicional de 10 milhões de euros.
Para além da extensão do PIC, Ulisses Correia e Silva revelou que as duas partes discutiram um apoio suplementar a ser ainda fixado, que visa contribuir para as necessidades de recuperação de infraestruturas destruídas e danificadas pela tempestade de 11 de agosto, que causou danos significativos em Cabo Verde.
O chefe do Governo sublinhou que o acordo reforça a parceria em áreas vitais para o país, respondendo aos desafios globais contemporâneos.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.