
A seleção nacional de basquetebol apurou-se esta terça-feira, 19, para os quartos de final do Afrobasket 2025, ao derrotar a bicampeã africana Tunísia por expressivos 87-54, em Luanda, Angola.
Num jogo totalmente controlado pela equipa cabo-verdiana, os “Tubarões Azuis” dominaram todos os períodos. Venceram o primeiro quarto por 15-13, o segundo por 18-13, ampliaram a vantagem no terceiro com 27-12 e fecharam o encontro com 27-16 no último quarto.
Com uma exibição sólida, Cabo Verde abriu uma diferença confortável a partir do terceiro período, quando chegou aos 60-38, deixando a Tunísia sem margem de recuperação. No final, a vitória por 33 pontos confirmou a superioridade da equipa nacional.
A Tunísia, atual campeã africana e uma das seleções mais tituladas do continente, despediu-se precocemente da competição, registando a sua terceira derrota em quatro jogos no torneio. Antes deste jogo, já tinha perdido frente à Nigéria e os Camarões, vencendo apenas a equipa do Madagáscar.
Cabo Verde, por sua vez, regressa aos quartos de final pela segunda edição consecutiva, depois de em 2021 ter alcançado o quarto lugar em Kigali, no Ruanda.
No próximo jogo, os cabo-verdianos medem forças com Angola, anfitriã da competição, numa partida que promete ser de grande intensidade.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.