
Adilson José de Pina foi nomeado novo Secretário Executivo do Comité de Coordenação do Combate ao VIH/SIDA (CCS-SIDA), na sequência do concurso público lançado pelo Ministério da Saúde em novembro de 2025, passando a assumir a liderança desta estrutura nacional de coordenação da resposta ao VIH/SIDA em Cabo Verde.
Adilson de Pina sucede Maria Celina Ferreira, recentemente aposentada, tornando-se a sétima personalidade a assumir o cargo de Secretário Executivo do CCS-SIDA.
Especialista em Saúde Pública, Monitoria e Avaliação, investigador e professor universitário, Adilson de Pina exercia, até à sua nomeação, funções no Ministério da Saúde, integrando o CCS-SIDA desde 2012 como responsável pelo Programa de Paludismo e pela área de Monitoria e Avaliação.
“No domínio da investigação científica, colaborou ativamente no processo de eliminação do paludismo em Cabo Verde, sendo autor e coautor de diversos estudos e artigos publicados em revistas científicas internacionais de referência. Possui igualmente publicações nas áreas do VIH, COVID-19 e outros domínios da saúde pública”, lê-se no comunicado do Ministério da Saúde.
Adilson de Pina, atualmente, é investigador associado do Instituto Nacional de Saúde Pública e integra várias redes e consórcios de investigação nacionais e internacionais, entre os quais PAMCA, ASTMH, Freedom From Infection e Target Malaria.
O Comité de Coordenação do Combate ao VIH/SIDA (CCS-SIDA) é uma instância permanente responsável pela coordenação da política global do Governo em matéria de luta contra o VIH/SIDA, que assegura o seguimento e a avaliação do Programa Nacional, a articulação com parceiros governamentais e não governamentais e o exercício da função de Recipiente Principal do Fundo Global para o VIH, Tuberculose e Paludismo.












































