
O selecionador nacional, Bubista, destaca a confiança total na equipa como fator decisivo para o sucesso e sublinha que os jogadores transmitiram “o espírito de cabo-verdianidade” a todos os cabo-verdianos. Bubista, afirmou ontem, 13, em conferência de imprensa, que a qualificação histórica para o Mundial 2026 “é do nível da independência de Cabo Verde”, após a vitória por 3-0 sobre Essuatíni.
“A confiança na nossa equipa não vem de ontem, temos confiança total nos nossos jogadores, daí que, mais do que jogar, somos uma equipa unida”, declarou Bubista. O treinador felicitou a equipa pelo desempenho ao longo de toda a qualificação, com apenas uma derrota em nove jogos, e manteve a liderança desde o segundo jogo até ao final.
“Tenho a certeza de que onde existe um cabo-verdiano, seja no país ou na diáspora, ele está orgulhoso pelo nosso futebol. Estou orgulhoso daquilo que os jogadores têm feito”, afirmou Bubista, que comparou esta conquista à independência nacional e prestou homenagem aos combatentes da liberdade. “Parabenizo aos nossos combatentes, que nos permitiu ser um país livre, e à nossa equipa que deu ao país essa grande felicidade também. São marcos históricos da nação cabo-verdiana”, declarou.
O selecionador espera que esta qualificação conseguida na segunda parte do jogo, com golos de Dailon Livramento (dois minutos após a retomada do jogo), Willy Semedo (40 minutos) e Stopira (44 minutos), traga novos investimentos ao futebol cabo-verdiano. “Talento temos de sobra, precisamos é dar condições aos jovens talentos”, defendeu.
Bubista agradeceu ainda o apoio dos cabo-verdianos e a solidariedade demonstrada ao povo de São Vicente após a tempestade tropical de 11 de agosto. “Depois de tanta tristeza, sentimos no dever de dar ao nosso povo esta alegria”, concluiu.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.