
A Antena 1 da RDP (Rádiodifusão Portuguesa) preparou uma programação especial para assinalar os 50 anos da independência de Cabo Verde, celebrado a 5 de julho, com emissões em direto junto da comunidade cabo-verdiana e a estreia da reportagem radiofónico “Cabo Verde: um povo maior que o país”, da jornalista Paula Borges.
Hoje, 4, o Programa da Tarde, que é conduzido por José Carlos Trindade e Nuno Rodrigues, com coordenação de Rita Roque, será transmitido das 16 às 19 horas (hora de Portugal) a partir da Amadora, em contacto direto com a comunidade cabo-verdiana na diáspora. No próprio dia 5 de julho, entre as 10 e as 12 horas, haverá uma emissão especial em simultâneo com a RDP África e a RDP Internacional com o intuito de reforçar a homenagem ao povo cabo-verdiano e às suas cinco décadas de independência.
Entre os destaques da programação está um episódio do A1 Doc, que levará os ouvintes numa viagem sonora pelas ilhas de Cabo Verde. Intitulado “Cabo Verde: um povo maior que o país”, o documentário percorre as ruas do Mindelo e as montanhas de Santo Antão para conhecer as vozes, memórias e sonhos de várias gerações, dos pioneiros da independência às crianças que hoje entoam o hino nacional.
A jornalista Paula Borges dará a conhecer arquitetos, professores, empresários, ativistas ambientais e músicos que partilham o amor pelas ilhas, a crítica e o orgulho por uma cultura que transcende fronteiras, marcada pela música, pela morna património mundial desde 2019, e por uma diáspora três vezes maior que a população residente.
A reportagem relembrará também a trajetória de Cesária Évora, a diva dos pés descalços, figura incontornável da cultura cabo-verdiana, através do testemunho de amigos e do seu empresário, Djo da Silva, que destacam o legado da cantora e o impacto da sua música no mundo.
Com esta programação especial, a Antena 1 celebra a resiliência e os “milagres” de um povo que soube transformar as dificuldades em conquistas ao longo dos últimos 50 anos de independência.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.