Segunda-feira, 22 Dezembro 2025

Freskinhe Freskinhe

45 milhões de euros: Cabo Verde recebe segunda prestação pela concessão dos aeroportos à Vinci

Cabo Verde recebeu a segunda prestação do pagamento da concessão de serviço público aeroportuário à Vinci Airports, no valor de 45 milhões de euros (cerca de 4,96 mil milhões de escudos). Com este pagamento, o montante total recebido pelo Estado ascende aos 80 milhões de euros (à volta de 8,82 mil milhões de escudos), somando-se aos 35 milhões (3,86 mil milhões de escudos) liquidados na primeira prestação, conforme previsto no contrato de concessão assinado em julho de 2022.

SALWEB.cv

A informação foi avançada pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, na sua página do Facebook. O governante revelou que a concessionária francesa já executou todos os investimentos previstos para a fase 1A, dentro dos prazos fixados, tendo todos os trabalhos já sido objeto de inspeção e aceitação pelo concedente, nos termos contratualmente fixados.

No mesmo post, o ministro das Finanças fez um balanço manifestamente positivo da parceria, destacando registos notáveis de progressos e desenvolvimentos na prestação de serviço público aeroportuário nos aeroportos e aeródromos do país. Segundo Olavo Correia, em 2024, os aeroportos de Cabo Verde movimentaram mais de 3 milhões de pessoas. Este valor já foi superado em 2025, uma vez que até ao final de novembro o país já tinha registado 3,1 milhões de passageiros.

Para além do aumento muito significativo do número de passageiros, foram abertas novas rotas, designadamente de companhias aéreas low cost, não só a partir de Inglaterra e de Portugal, mas também de Itália e de França, com um impacto muito significativo na economia do país.

A concessão de serviço público abrange os quatro aeroportos internacionais – Sal, Praia, São Vicente e Boa Vista – e os três aeródromos de São Nicolau, Maio e Fogo. O contrato foi celebrado em 18 de julho de 2022, por um período de 40 anos, e visa a modernização e expansão das infraestruturas aeroportuárias do país.

Pelo Decreto-Lei n.º 14/2022, de 4 de maio, a República de Cabo Verde atribuiu a concessão de serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil à sociedade VINCI Airports SAS, respeitando o quadro legal definido e nos termos da proposta apresentada pela empresa francesa.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×