
O Ministério da Coesão Territorial, em colaboração com a Embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde e o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, realiza nesta segunda-feira, 26 de janeiro, a 3.ª Reunião do Comité de Pilotagem do Programa Conjunto de Promoção do Desenvolvimento Local. O encontro está agendado para as 10h00, na cidade da Praia.
No âmbito desta terceira reunião do Comité de Pilotagem, será apresentado, analisado e validado o Relatório Anual de 2025, que sintetiza os progressos alcançados e os principais resultados obtidos ao longo do ano. Será igualmente apresentado e validado o Plano de Trabalho Anual para 2026, que define as prioridades, atividades e orientações estratégicas para o terceiro ano de implementação do programa.
Segundo um comunicado, ao longo de 2025, o Programa Conjunto contribuiu de forma significativa para o reforço do desenvolvimento local em Cabo Verde, tendo apoiado os municípios na elaboração de planos de ação destinados a aumentar as receitas locais, fortalecer a autonomia financeira municipal e promover a sustentabilidade dos serviços públicos locais.
O investimento na capacitação institucional permitiu a formação de cerca de 150 técnicos e eleitos municipais, dos quais 47% são mulheres, contribuindo para a promoção da igualdade de género na gestão municipal.
Ainda de acordo com o comunicado, a implementação de 25 projetos de desenvolvimento territorial sustentável, em todos os municípios do país, beneficiou diretamente cerca de 25 mil pessoas, com impactos na segurança alimentar, no acesso a serviços essenciais, na gestão sustentável dos recursos naturais e no reforço da resiliência das comunidades face a fenómenos climáticos extremos.
O programa é financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, com um investimento de seis milhões de euros, e implementado pelas Nações Unidas, através do PNUD e da ONU-Habitat, em estreita parceria com o Governo de Cabo Verde, por intermédio do Ministério da Coesão Territorial.
O objetivo central é reduzir a pobreza em Cabo Verde, combatendo as disparidades territoriais no acesso aos serviços básicos e às oportunidades económicas, além de contribuir para o reforço da governação local e da democracia no país.
A reunião será copresidida pela Ministra de Estado e Ministra da Coesão Territorial, Janine Lélis, pelo Embaixador do Grão-Ducado do Luxemburgo, Jean-Marie Frentz, e pela Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela de Souza.












































