O evento, organizado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz, reunirá mais de 20 grupos de batuco das ilhas de Santiago e Maio.
Será a 3ª edição do Batuku Finkadu na Tereru, e assume um caráter singular ao homenagear Nha Nácia Gomi, cujo legado continua a ecoar na música e na resistência cultural cabo-verdiana.
“Será uma oportunidade para ouvirmos os familiares sobre quem foi Nha Nácia, por que é considerada uma figura de resistência e, por parte do Instituto do Património Cultural, partilharmos sobre o legado que deixou”, explica Vandrea Monteiro, Diretora-Geral das Artes e das Indústrias Criativas.
O programa inclui uma conversa à volta do batuco e de Nha Nácia Gomi, com convidados especiais, entre os quais o seu neto, atuações de grupos de batuco infantil, momentos de finason e muita partilha em torno deste género musical reconhecido como Património Cultural Imaterial Nacional.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Alberto Silva, destacou a importância de acolher esta homenagem no município: “Temos motivos de sobra para estarmos contentes com esta forte parceria e com este grande marco histórico. Bem-haja, e esperamos que tudo corra bem para que Santa Cruz continue a ser o berço da cultura e, particularmente, do batuco.”
O evento terá início às 09h45, em frente à Câmara Municipal de Santa Cruz, num verdadeiro terreiro, como manda a tradição, onde batuco e finason se farão ouvir para honrar a memória e a obra de Nha Nácia Gomi.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.