A mostra, composta por 21 obras, celebra a história, as tradições e a identidade do povo cabo-verdiano, no contexto das comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde. As peças retratam cenas do quotidiano cabo-verdiano, como o batuque, a confecção da tradicional cachupa e as lutas pela independência, incluindo representações da figura de Amílcar Cabral.
Segundo o próprio artista, as obras são “telas vibrantes em cor e ricas em detalhes”, que funcionam como “janelas visuais para o quotidiano e a alma de Cabo Verde”, revelando paisagens, costumes e a essência cultural do arquipélago, através dos seus traços marcantes.
Joaquim Semedo afirma que esta exposição dá continuidade ao seu compromisso de valorização da identidade cabo-verdiana através das artes plásticas, promovendo um intercâmbio cultural entre Cabo Verde e a diáspora.
Integrada nas iniciativas internacionais que assinalam o cinquentenário da independência, “Nôs Origem” é uma homenagem artística que convida o público madeirense e visitantes a conhecerem mais de perto a riqueza cultural de Cabo Verde.
Fonte: Inforpress
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.