A obra composta por dez contos, promete encantar leitores de todas as idades, com temáticas que seguem as aventuras de Julinha, dos seus amigos Bety, Calù e do burrinho Ziplin. Através destas histórias, ambientadas na ilha do Sal, a autora pretende transmitir mensagens sobre o valor da amizade, o respeito pela natureza e pelos animais, a coragem para superar obstáculos e a importância de acreditar nos seus sonhos.
A escritora, Jéssica Fortes, de 28 anos, explica a origem do título: “É inspirado em Cesária Évora, já que a protagonista, Julinha, adora ficar descalça”. A autora, diplomada em Acolhimento Turístico e filha de pais cabo-verdianos, revela que a ilha do Sal foi a “fonte de inspiração natural” para a história, local onde vive a maioria da sua família.
O livro é ainda enriquecido com sete ilustrações coloridas, da autoria da sua tia, Ismênia dos Santos Gomes, posteriormente reproduzidas digitalmente por um profissional.
A autarquia salense associa-se a esta iniciativa, saudando o contributo de Jéssica Fortes para o enriquecimento da literatura cabo-verdiana. Num comunicado, a Câmara Municipal reafirmou o seu “compromisso em valorizar a produção cultural e literária local, incentivando a leitura e a criação artística como instrumentos de desenvolvimento social e educativo”.
“A Menina dos Pés Descalços” já conta com uma versão em italiano e foi anteriormente apresentado em escolas, livrarias, feiras e eventos em Itália, com o objetivo de divulgar os valores da obra e dar a conhecer as origens cabo-verdianas da escritora.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.