Segunda-feira, 15 Setembro 2025

Navegando por livros, telas, palcos e muito mais

Festival Fado CV: Guitarra portuguesa é tema de conferência-concerto de Bernardo Couto

Bernardo Couto, considerado um dos melhores guitarristas da atualidade de Portugal, faz este sábado, a partir das 19 horas, no Instituto Camões-Centro Cultural Português, cidade da Praia, uma conferência-concerto, enquadrada na primeira edição do Festival Fado Cabo Verde. À vista uma viagem didática pelo fado, pincelada com interpretações de composições de ontem e de hoje.

“A guitarra portuguesa não cumpre só o papel de acompanhar o Fado, também tem uma parte mais instrumental que o Bernardo Cunha vais nos mostrar na conferência-concerto, falando sobre a história deste instrumento e tocando vários temas, nomeadamente de Carlos Paredes, que é o homenageado da edição deste ano do Festival Fado”, explica Frederico Carmo, diretor do evento.

“Vou também interpretar, pelo menos, uma peça do pai de Carlos Paredes, que era igualmente um grande guitarrista, a quem, sem dúvida, o Carlos Paredes deve esse legado guitarrístico”, acrescenta Bernardo Couto, que também espera tocar esses temas e algum repertório de outras referências suas, entre elas Pedro Caldeira Cabral, e, talvez, composições próprias, para um público feito tanto de músicos, como de amantes da música, jovens e menos jovens.

Sobre Bernardo Couto

Bernardo Couto (Lisboa, 19 de Dezembro de 1979) é um dos mais virtuosos guitarristas da actualidade. Começou a tocar guitarra portuguesa aos 14 anos tendo como mestre o guitarrista Carlos Gonçalves. Mais tarde, estudou o instrumento com Paulo Parreira, Ricardo Rocha e Pedro Caldeira Cabral.

Licenciou-se em Direito, estudou no Conservatório de música e, a partir de 2004, começou a tocar na Mesa de Frades, em Alfama. Desde então, Bernardo Couto transformou-se num dos mais requisitados guitarristas da actualidade, acompanhando inúmeros artistas, como António Zambujo, Camané, Cristina Branco, Carminho, Ana Moura e Raquel Tavares.

Com o guitarrista José Peixoto e o contrabaixista Carlos Barretto, Bernardo Couto integra o Lisbon String Trio. Juntos desde 2013, editaram o primeiro álbum, “Matéria”, em 2014, e com este primeiro registo ganharam o Prémio Carlos Paredes atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Em 2016 os Lisbon String Trio editam “Lisboa” e com este trabalho, para além de continuarem a atuar um pouco por todo o país e em alguns festivais no estrangeiro, são nomeados para Melhor Disco – Prémio Autores 2017, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores.

 

 

 

Tags

Partilhar esta notícia