Depois de quatro dias patente na cidade da Praia (Assembleia Nacional), PontKultural chega hoje à cidade do Porto Grande. “É um projeto artístico social, com exposições itinerantes, que começou como uma ideia de um dos artistas que integra a exposição para festejar os 50 anos da independência de Cabo Verde”, conta Elisângela Semedo, designer gráfica convidada a coordenar esta iniciativa cultural.
Além dos quatro artistas que constituem a base do projeto – Paulo Santos, Nelson Neves, Manuel Dias e Delvis Reis -, PontKultural sempre acolhe um artista luxemburguês “para fazer a ponte cultural”, diz Elisângela Semedo. Desta vez, o escolhido foi Bashkim Hazizaj.
Há ainda dois outros convidados – Charles e Simone Spencer – ambos residentes em Cabo Verde porque, declara a coordenadora do PontKultural, “o nosso objectivo é sempre não apenas mostrar o que os artistas residentes no Luxemburgo estão a fazer, mas também ajudar a divulgar artistas residentes em Cabo Verde que ainda são pouco conhecidos”.
Trazer a exposição a Cabo Verde sempre foi objetivo dos promotores de PontKultural. Aqui, tal como em Luxemburgo, Roterdão e Paris, além de exibir as suas obras, os artistas ministram ateliers de artes plásticas para crianças e outros públicos. Em São Vicente, vai ser amanhã, 9.
De Mindelo PontKultural “voará” para Luxemburgo, mas já com um convite para voltar a França e se estrear em Portugal, em datas ainda a definir. “Projeto PontKultural, em si, tem um tempo limite de janeiro a julho, mas criamos uma associação, e isso vai nos permitir continuar com esta pegada”, anuncia Elisângela Semedo.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.