“Queríamos que os laços de amizade entre os nossos povos, entre as nossas cidades, pudessem ser aprofundados através da simbologia de um poeta que criou, reinventou, aprendeu, ensinou, reformulou e reestruturou a língua portuguesa, que é a língua de todos nós e que nos une”, declarou Paula Leal da Silva após destapar o busto, junto com o Presidente da República (José Maria Neves) e o presidente da Câmara Municipal da Praia (Francisco Carvalho).
Obra do escultor lisboeta Diogo Muñoz, o busto de Camões foi revelado ao público durante a abertura da 13ª edição do XIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que aconteceu na Biblioteca Nacional, na zona da Várzea, na capital cabo-verdiana, mas será instalado na praça que leva o nome do poeta português, no Plateau, zona histórica da cidade, conhecida também como Pracinha da Escola Grande.
Praia é a terceira cidade lusófona a receber este presente da UCCLA, depois Olivença e Lisboa, ambas cidades de Portugal. Seguir-se-ão outras cidades, em breve, confirmou ao Voz do Archipelago fonte da organização.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.