Sexta-feira, 17 Outubro 2025

Navegando por livros, telas, palcos e muito mais

Cidade da Praia ganha busto de Luís de Camões

A cidade da Praia tem desde ontem, 16, um busto de Luís Vaz de Camões, oferta da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), patrocinada pela Porto Editora, que pretende "simbolizar a união e a fraternidade" entre as cidades capitais lusófonas, afirmou a secretária-geral adjunta da organização, Paula Leal da Silva, durante o ato de descerramento da escultura.

“Queríamos que os laços de amizade entre os nossos povos, entre as nossas cidades, pudessem ser aprofundados através da simbologia de um poeta que criou, reinventou, aprendeu, ensinou, reformulou e reestruturou a língua portuguesa, que é a língua de todos nós e que nos une”, declarou Paula Leal da Silva após destapar o busto, junto com o Presidente da República (José Maria Neves) e o presidente da Câmara Municipal da Praia (Francisco Carvalho).

Obra do escultor lisboeta Diogo Muñoz, o busto de Camões foi revelado ao público durante a abertura da 13ª edição do XIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que aconteceu na Biblioteca Nacional, na zona da Várzea, na capital cabo-verdiana, mas será instalado na praça que leva o nome do poeta português, no Plateau, zona histórica da cidade, conhecida também como Pracinha da Escola Grande.

Praia é a terceira cidade lusófona a receber este presente da UCCLA, depois Olivença e Lisboa, ambas cidades de Portugal. Seguir-se-ão outras cidades, em breve, confirmou ao Voz do Archipelago fonte da organização.

Tags

Partilhar esta notícia