Sexta-feira, 17 Outubro 2025

Navegando por livros, telas, palcos e muito mais

BN acolhe lançamento do 3º volume de “Os Bantu na Visão de Mafrano”

A Biblioteca Nacional de Cabo Verde será palco, hoje, dia 3 de outubro, às 17h00, da apresentação do terceiro e último volume da coleção póstuma "Os Bantu na Visão de Mafrano – Quase Memórias", do etnólogo angolano Maurício Francisco Caetano "Mafrano", distinguido com o Prémio Nacional de Cultura e Artes 2024 de Angola.

A cerimónia constitui também uma sessão de homenagem a Maurício Francisco Caetano (1916-1982), cuja monumental obra histórica tem vindo a consolidar-se como marco de referência no pensamento africano contemporâneo, destacando as raízes profundas da cultura bantu na identidade e na memória coletiva dos povos.

A apresentação da obra ficará a cargo da Professora Doutora Antonieta Lopes, que já havia demonstrado reconhecido mérito académico e cultural aquando da última apresentação, realizada em dezembro de 2023, no mesmo auditório da Biblioteca Nacional de Cabo Verde.

Galardoada há precisamente um ano com a mais alta distinção cultural de Angola, na categoria de Investigação em Ciências Humanas e Sociais, a obra de Mafrano foi publicada em três volumes após 14 anos de intensas pesquisas, totalizando 800 páginas e 39 capítulos.

O volume III traz passagens históricas universais, como o estudo atento sobre Charles Darwin, memórias e investigações sobre a tradição bantu, religião, temas sociais e episódios vividos. A coleção póstuma foi compilada a partir de textos que o autor deixou dispersos em revistas e jornais de Angola, entre os anos de 1947 e 1982, com ênfase para os jornais “O Apostolado”, “Angola Norte”, “O Angolense” e a revista “Angola” da Liga Nacional Africana.

Esta é a terceira apresentação da obra em Cabo Verde, depois das sessões realizadas em 5 de agosto de 2022 e 20 de dezembro de 2023, que contaram com as presenças destacadas do escritor e ex-presidente Jorge Carlos Fonseca, do Cardeal Dom Arlindo Gomes Furtado, de Manuel Lisboa Ramos, antigo representante da OMS em Angola, do falecido escritor e ex-diplomata Eugénio Inocêncio e de Vera Duarte, entre outras figuras proeminentes.

A cerimónia deste ano enquadra-se no programa de comemorações dos 50 Anos de Independência de Angola em Cabo Verde.

A iniciativa coube a uma comissão organizadora local integrada por um ex-aluno de Mafrano em Luanda e atualmente residente em Cabo Verde, a NOZ RAIZ, a Perfil Criativo | AUTORES.club e familiares do autor igualmente residentes na Praia.

O evento conta com o apoio da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, do Instituto das Indústrias Criativas de Cabo Verde e da Embaixada de Angola. O Cardeal de Cabo Verde, Dom Arlindo Furtado, embora ausente por razões de trabalho, anunciou que receberá a família de Mafrano em audiência no dia 30 de setembro, no Bispado da Cidade da Praia.

Mafrano foi oficialmente colaborador da revista “Angola” da Liga Nacional Africana, ao lado de outras figuras históricas de Angola como o primeiro presidente António Agostinho Neto, os irmãos Mário e Joaquim Pinto de Andrade e o falecido Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, consolidando assim os sólidos laços históricos e culturais que unem Angola e Cabo Verde.

 

Tags

Partilhar esta notícia