Quarta-feira, 05 Novembro 2025

Empreender nas Ilhas

SV: Governo promove formação sobre transporte marítimo sustentável e energia hipocarbónica

O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Indústria, Comércio e Energia, realiza esta quarta-feira, 5, uma formação especializada sobre “Energia Hipocarbónica e Transporte Marítimo Sustentável – Rumo ao Roteiro Nacional”. A iniciativa, que decorre das 08h30 às 17h00, conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e do Global Environment Facility.

Segundo a nota oficial, a formação tem como principal objetivo reforçar as capacidades técnicas e estratégicas dos principais atores do setor marítimo cabo-verdiano e dos membros da futura Unidade de Transporte Marítimo Sustentável (SMTU – Sustainable Maritime Transport Unit)

Durante a sessão de formação, os participantes terão oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre as mais recentes tendências tecnológicas aplicadas à eletrificação do transporte marítimo e à integração de energias renováveis no setor. O programa inclui ainda a apresentação de instrumentos de apoio à descarbonização e um debate técnico que permitirá discutir a viabilidade e adaptação dessas soluções ao contexto cabo-verdiano.

Um dos momentos centrais da formação será o workshop destinado à recolha de contributos iniciais para a elaboração do Roteiro Nacional para o Transporte Marítimo Sustentável. Este documento estratégico definirá o caminho de Cabo Verde rumo a um setor marítimo mais limpo e eficiente.

A formação integra as atividades do projeto “Adoção Integrada da Mobilidade Elétrica no Setor Marítimo através da Inovação em Tecnologias Limpas”, uma iniciativa que visa apoiar a transição energética de Cabo Verde e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. O projeto alinha-se com a meta nacional de alcançar a neutralidade carbónica, posicionando Cabo Verde como pioneiro na região na adoção de tecnologias limpas no transporte marítimo.

A iniciativa insere-se nos objetivos do Governo para promover um transporte marítimo mais limpo, eficiente e resiliente, bem como o reforço do compromisso nacional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Tags

Partilhar esta notícia