A Câmara Municipal da Ribeira Grande assinou, esta sexta-feira, 15 de novembro, um protocolo de cooperação com a Pró-Garante que permite disponibilizar, através do Gabinete de Promoção Empresarial, os serviços do Registo de Garantias Mobiliárias (RGM). A iniciativa visa facilitar o acesso ao financiamento das empresas do concelho, e eliminar a necessidade de deslocação à Praia ou a outras ilhas para utilizar este serviço.
Por: Renibly Monteiro
Através deste sistema, bens móveis como viaturas, equipamentos, máquinas, mobiliário, mercadorias ou créditos futuros podem ser utilizados como garantias para obtenção de financiamentos. O presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santo Antão, Armindo Luz, destacou que o acordo representa “um salto qualitativo” na forma como os empresários do concelho podem interagir com o sistema financeiro nacional. O autarca sublinhou que o acesso ao financiamento continua a ser um dos maiores constrangimentos ao crescimento das micro e pequenas empresas cabo-verdianas.
A autarquia criou, em fevereiro deste ano, o Gabinete de Promoção Empresarial, com o objetivo de apoiar quem pretende investir no concelho. O protocolo agora assinado insere-se na estratégia municipal de aproximar os serviços públicos do setor privado e reduzir barreiras no acesso ao financiamento.
A sessão incluiu ainda a apresentação pública da Plataforma de Registo de Garantias Mobiliárias. A edilidade comprometeu-se a garantir formação contínua dos técnicos e a assegurar um atendimento de qualidade aos empresários através do Gabinete de Promoção Empresarial. O RGM é uma plataforma eletrónica de âmbito nacional que permite às empresas e empreendedores constituir garantias mobiliárias, proceder à sua modificação, retificação ou extinção, emitir certidões e efetuar consultas de registos.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.