Quarta-feira, 28 Janeiro 2026

Empreender nas Ilhas

Projeto “Ami ê di Paz y Bô” aposta na inserção profissional de jovens

Trinta e seis jovens do bairro de Fazenda, na cidade da Praia, iniciaram esta semana, uma formação profissional para manobradores de máquinas, no âmbito do Projeto “Ami ê di Paz y Bô”, uma iniciativa governamental orientada para a prevenção da violência urbana e promoção da inclusão socioeconómica juvenil.

SALWEB.cv

Na ocasião, a governante destacou que investimentos em formação técnica e profissional constituem uma resposta estruturante aos desafios da exclusão social, da pobreza e da violência urbana, reafirmando que esta é uma das apostas centrais do atual Governo.

A cerimónia de abertura surge na sequência do início, no dia anterior, de outra ação formativa no âmbito do mesmo projeto, desta vez na Escola de Condução Sintonia, destinada a 103 jovens dos bairros de Fazenda, Várzea, Santaninha, Madjana, entre outros, para obtenção da carta de condução de ligeiros de passageiros.

O Projeto “Ami ê di Paz y Bô” visa prevenir e combater a delinquência juvenil na Cidade da Praia, apostando na formação profissional, sensibilização comunitária, estímulo ao empreendedorismo e criação de oportunidades de emprego. Desde a sua implementação, segundo o Ministério da Justiça, já beneficiou centenas de jovens com formações em áreas como eletricidade, canalização, pladur e condução automóvel.

Para além da formação, o projeto assegura o acompanhamento pós-formativo e o encaminhamento dos jovens para outras instituições de capacitação, reforçando a sua integração sustentável no mercado de trabalho e na vida ativa.

A formação, ministrada pela Escola de Condução Plató, tem a duração de seis meses e foi oficialmente aberta pela ministra da Justiça, Joana Rosa, que sublinhou o papel determinante da capacitação profissional na criação de oportunidades de emprego e autoemprego para a juventude.

SALWEB.cv AD

Tags

Partilhar esta notícia

Risco e Riso
Kriol na ponta língua
×