O Instituto do Mar (IMar) vai implementar o projeto “Resilient Mosteiros, gestão sustentável das pescarias e valorização dos recursos marinhos nos Mosteiros”, no município dos Mosteiros, ilha do Fogo, com o apoio da Cooperação Luxemburguesa. A iniciativa visa aumentar a resiliência das comunidades de pesca artesanal através da melhoria dos processos de captura, conservação e comercialização de pescado, ao mesmo tempo que promove a adaptação às mudanças climáticas.
Por: Renibly Monteiro
O projeto pretende assegurar a viabilidade económica da atividade pesqueira a longo prazo, preservando os ecossistemas marinhos da região. Para isso, prevê a formação dos operadores locais em planeamento e gestão de pequenos negócios, além da instalação de quatro Dispositivos de Concentração de Pescado (DCP).
Segundo o IMar, a aposta em práticas sustentáveis permitirá às comunidades piscatórias enfrentar os desafios climáticos sem comprometer os recursos naturais de que dependem. A parceria com a Cooperação Luxemburguesa garante o financiamento necessário para a execução do “Resilient Mosteiros”.
A iniciativa enquadra-se nos esforços de Cabo Verde para modernizar o setor das pescas, conciliando desenvolvimento económico com a proteção ambiental nas zonas costeiras.
Copyright © 2025. Todos os Direitos Reservados.