O fundador do conceito de economia azul visitou esta terça-feira o Porto de Cruzeiros do Mindelo. A deslocação enquadra-se no Acordo de Parceria celebrado entre a ENAPOR – Portos de Cabo Verde e a Blue Innovation, assinado a 4 de novembro deste ano, e que visa o desenvolvimento do projeto “Carteira de Oportunidades para as Ilhas de Cabo Verde”.
O fundador do conceito de economia azul iniciou esta terça-feira uma missão a Cabo Verde com uma visita ao Porto de Cruzeiros do Mindelo. A deslocação enquadra-se no Acordo de Parceria celebrado entre a ENAPOR – Portos de Cabo Verde e a Blue Innovation, assinado a 4 de novembro deste ano, e que visa o desenvolvimento do projeto “Carteira de Oportunidades para as Ilhas de Cabo Verde”.
A missão do Professor Gunter Pauli e da sua equipa contempla visitas às ilhas do Sal, São Vicente, Santiago, Fogo e Boa Vista, com o propósito de envolver todas as ilhas na criação de uma estrutura de cooperação que permita identificar e desenvolver oportunidades sustentáveis.
Em São Vicente, para além da visita ao Porto de Cruzeiros, a agenda inclui encontros institucionais com o ministro do Mar, Jorge Santos, e visitas técnicas a diversos projetos de inovação ambiental. Entre as iniciativas a conhecer estão experiências de produção de biogás, a ETAR/Lixeira do Mindelo e a Fazenda de Camarão do Calhau.
O objetivo estratégico do projeto passa pela promoção da inovação, do crescimento económico e do equilíbrio ambiental, em alinhamento com os princípios da Economia Azul, um conceito que defende o aproveitamento sustentável dos recursos marinhos e a criação de valor através de soluções inspiradas na natureza.
Compromisso com o desenvolvimento sustentável
Através desta parceria, diz a Enapor em nota de imprensa, a empresa “reafirma a consolidação da Economia Azul como um dos pilares estratégicos do desenvolvimento de Cabo Verde, em estreita articulação com o Governo e parceiros internacionais”, o que sublinha o seu “compromisso” com o desenvolvimento sustentável dos portos cabo-verdianos.
A visita do Professor Gunter Pauli representa, assim, refere a mesma nota de imprensa, uma oportunidade para Cabo Verde reforçar a sua posição no contexto da economia marítima sustentável, aproveitando o potencial das suas ilhas para desenvolver um portfólio de projetos inovadores que conjuguem crescimento económico com preservação ambiental.