Sexta-feira, 05 Dezembro 2025

Empreender nas Ilhas

Formação sobre Direitos da Criança decorre no Sal

A Rede Local de Proteção da Criança do Sal promoveu, esta quarta-feira, 3 de dezembro, uma formação destinada a fortalecer a proteção dos direitos das crianças e adolescentes no município. A iniciativa, que decorre durante três dias na ilha do Sal, reúne cerca de 60 participantes, entre cuidadores e agentes da rede local, com o objetivo de dotá-los de ferramentas práticas e teóricas para reforçar a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A coordenadora da Rede Local de Proteção da Criança, Arminda Lopes, destacou que os objetivos principais da ação passam por identificação de situações de risco, apoio a famílias vulneráveis, criação de espaços de coordenação multissectorial e implementação de mecanismos eficazes de seguimento e avaliação de programas de combate ao abuso e exploração sexual de menores.

A delegada do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) no Sal, Queila Soares, reforçou a importância da responsabilidade coletiva na proteção dos mais novos.

“É responsabilidade de todos nós trabalhar na proteção da criança. O fortalecimento técnico das estruturas presentes é, sem dúvida, fundamental para um sistema mais preparado e funcional”, afirmou.

Por seu turno, a vereadora da Educação da Câmara Municipal do Sal, Maria João Brito, sublinhou que a defesa dos direitos das crianças e adolescentes deve ser uma missão partilhada por toda a sociedade.

“Cabo Verde tem-se esforçado ao longo dos anos para promover e proteger os direitos das crianças e dos adolescentes, e é fundamental que cada um de nós, desde a família às instituições públicas e privadas, continue a trabalhar em conjunto para garantir a eficácia das leis e políticas já criadas, assegurando o pleno respeito e cumprimento desses direitos no Sal”, afirmou a vereadora.

Maria João Brito reforçou ainda a importância do engajamento comunitário e institucional na construção de um sistema de proteção forte, atento e eficaz, salientando que formações como esta desempenham um papel determinante no fortalecimento das capacidades técnicas dos profissionais ligados ao Sistema de Proteção Infantojuvenil.

Segundo a vereadora, a iniciativa contribui para uma resposta mais coordenada e eficiente às situações de vulnerabilidade que atingem menores no município, consolidando a rede de proteção existente através do reforço da articulação institucional entre as estruturas formais e informais de cuidados.

A formação enquadra-se no plano de reforço das capacidades das entidades que integram o Sistema de Proteção da Criança e do Adolescente no Sal, que visa promover uma abordagem integrada e multissectorial na prevenção e combate a todas as formas de violência contra menores.

Tags

Partilhar esta notícia